Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Com edificação única, IBC Centro de Eventos é tombado

Da Redação

Em 23/10/2019 às 18:31

Em 2015, o prédio do IBC foi reaberto como Centro de Eventos após reformas que custaram R$ 3,1 milhões

(Foto: Marcos Sanches/Secom)

Reformado e com o principal aspecto preservado, em 2015, o IBC Centro de Eventos será, a partir de agora, protegido contra qualquer descaracterização. Nesta quarta-feira (23), a Prefeitura de Presidente Prudente decidiu pelo tombamento do prédio erguido entre as décadas de 1940 a 1950.

Antigo galpão do Instituto Brasileiro de Café, o espaço foi construído por ingleses na primeira metade do século passado, sendo ocupado inicialmente pelo Estado como depósito de algodão.

A enorme estrutura possui um vão livre edificado por um madeiramento de lei que está apenas encaixado, ou seja, sem pregos, cravos ou parafusos.

Foto: Arquivo/Altino Correia

Além disso, conta também com folhas de flandres (zinco), com isolamento térmico para impedir o aquecimento da área.

"Um prédio com arquitetura fabulosa e que surpreende a todos. É uma honra poder fazer isso, pois o IBC integra o patrimônio arquitetônico e histórico da cidade, tem um valor inegável e deve ser preservado para que outros, no futuro, tenham oportunidade de conhecê-lo. Só tenho a parabenizar a todos que se preocuparam e se preocupam com nosso patrimônio cultural", comenta o prefeito Nelson Bugalho (PTB), responsável por assinar o Decreto n° 30.268/2019.

Foto: Marcos Sanches/Secom

A partir de agora, até mesmo melhorias serão sujeitas a análise do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Comudephaat), uma vez que as características históricas e culturais do prédio deverão ser preservadas.

O tombamento do IBC ocorre após análises do Comudephaat e das secretarias municipais de Assuntos Jurídicos e Legislativos (Seajur) e Planejamento (Seplan). “Se não fizermos isso [preservarmos a história], o que será do futuro? Uma vida que não tem história ou lembrança, não é vivida. A tecnologia é ótima, mas a memória da cultura tem de ser resguardada”, comemora o presidente do Comudephaat, o professor de arte Josué Pantaleão.

Além do IBC, Prudente tem como prédios tombados o Museu e Arquivo Histórico Municipal ‘Prefeito Antônio Sandoval Netto’, a Estação Ferroviária, cedida em comodato ao Procon, o Centro Cultural Matarazzo e a torre da antiga Sanbra (Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro).

A Catedral de São Sebastião tombada na gestão de Virgílio Tiezzi foi destombada por Agripino Lima em 1993, quando sofreu reformas e revitalização.

Prédio reformado

Em 2015, o prédio do IBC foi reaberto como Centro de Eventos após reformas que custaram R$ 3,1 milhões. No local, foram feitos portal de entrada com guarita, novas cozinhas, inclusive uma industrial, salas de auditórios, nova iluminação, prevenção de incêndio, fechamento do espaço e readequação do estacionamento.

Foto: Marcos Sanches/Secom

Contudo, toda a estrutura de madeira e a cobertura de zinco foram mantidas sem alteração. O espaço conta com mais de 5 mil metros quadrados.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.