Da Redação
Em 23/10/2019 às 18:31
Em 2015, o prédio do IBC foi reaberto como Centro de Eventos após reformas que custaram R$ 3,1 milhões
(Foto: Marcos Sanches/Secom)
Reformado e com o principal aspecto preservado, em 2015, o IBC Centro de Eventos será, a partir de agora, protegido contra qualquer descaracterização. Nesta quarta-feira (23), a Prefeitura de Presidente Prudente decidiu pelo tombamento do prédio erguido entre as décadas de 1940 a 1950.
Antigo galpão do Instituto Brasileiro de Café, o espaço foi construído por ingleses na primeira metade do século passado, sendo ocupado inicialmente pelo Estado como depósito de algodão.
A enorme estrutura possui um vão livre edificado por um madeiramento de lei que está apenas encaixado, ou seja, sem pregos, cravos ou parafusos.
Além disso, conta também com folhas de flandres (zinco), com isolamento térmico para impedir o aquecimento da área.
"Um prédio com arquitetura fabulosa e que surpreende a todos. É uma honra poder fazer isso, pois o IBC integra o patrimônio arquitetônico e histórico da cidade, tem um valor inegável e deve ser preservado para que outros, no futuro, tenham oportunidade de conhecê-lo. Só tenho a parabenizar a todos que se preocuparam e se preocupam com nosso patrimônio cultural", comenta o prefeito Nelson Bugalho (PTB), responsável por assinar o Decreto n° 30.268/2019.
A partir de agora, até mesmo melhorias serão sujeitas a análise do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Comudephaat), uma vez que as características históricas e culturais do prédio deverão ser preservadas.
O tombamento do IBC ocorre após análises do Comudephaat e das secretarias municipais de Assuntos Jurídicos e Legislativos (Seajur) e Planejamento (Seplan). “Se não fizermos isso [preservarmos a história], o que será do futuro? Uma vida que não tem história ou lembrança, não é vivida. A tecnologia é ótima, mas a memória da cultura tem de ser resguardada”, comemora o presidente do Comudephaat, o professor de arte Josué Pantaleão.
Além do IBC, Prudente tem como prédios tombados o Museu e Arquivo Histórico Municipal ‘Prefeito Antônio Sandoval Netto’, a Estação Ferroviária, cedida em comodato ao Procon, o Centro Cultural Matarazzo e a torre da antiga Sanbra (Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro).
A Catedral de São Sebastião tombada na gestão de Virgílio Tiezzi foi destombada por Agripino Lima em 1993, quando sofreu reformas e revitalização.
Prédio reformado
Em 2015, o prédio do IBC foi reaberto como Centro de Eventos após reformas que custaram R$ 3,1 milhões. No local, foram feitos portal de entrada com guarita, novas cozinhas, inclusive uma industrial, salas de auditórios, nova iluminação, prevenção de incêndio, fechamento do espaço e readequação do estacionamento.
Contudo, toda a estrutura de madeira e a cobertura de zinco foram mantidas sem alteração. O espaço conta com mais de 5 mil metros quadrados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.