Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente atinge 100 gestantes imunizadas contra bronquiolite; vacinação é mantida

Da Redação

Em 16/12/2025 às 19:34

Para a aplicação, as gestantes devem apresentar carteira de pré-natal, exame de ultrassom ou declaração médica

(Foto: Secom)

Em Presidente Prudente, a vacinação contra a bronquiolite para mulheres a partir de 28 semanas de gestação atingiu 114 aplicações em três dias. A ação faz parte das medidas de proteção à saúde dos recém-nascidos e segue as diretrizes do Ministério da Saúde.

O município recebeu 470 doses da vacina, que já foram distribuídas nas 29 salas de imunização da rede municipal de saúde. As doses estão disponíveis para aplicação de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h30, em Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família. Também são aplicadas aos sábados no plantão da ESF Vila Marcondes, das 8h às 14h.

A imunização é feita em dose única por gestação e é indicada para todas as gestantes a partir da vigésima oitava semana, ou seja, no sétimo mês.

A vacina oferece proteção passiva ao bebê, já que, ao receber a dose, a gestante transfere anticorpos ao feto, contribuindo para reduzir o risco de complicações e hospitalizações associadas ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um dos principais causadores de infecções respiratórias graves em lactentes.

Para a aplicação, as gestantes devem apresentar a carteira de pré-natal, exame de ultrassom ou declaração médica em uma das salas de vacinação do município.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.