Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente inicia mapeamento para identificar variantes da covid em parceria com Butantan

Cidade segue com apagão de dados pelo 5º dia; internações têm aumento

Da Redação

Em 11/07/2022 às 19:19

Tubos de coletas positivados serão enviados ao Butantan, sequenciados e devolvidos com o resultado das variantes

(Foto: Marcelo Camargo/EBC)

Com o objetivo de identificar com maior rapidez as cepas das variantes da covid-19 em circulação, a cidade de Presidente Prudente iniciará um mapeamento por meio de parceria celebrada com o Instituto Butantan, que mantém o projeto de sequenciamento genômico’ do novo coronavírus. 

Tubos de coletas positivados serão enviados ao Butantan, sequenciados e devolvidos com o resultado das variantes. Os trabalhos devem proporcionar maior eficácia no controle sanitário e epidemiológico diante do município ser rota de acesso para os Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.

"O município terá uma identificação das variantes entre 5 a 7 dias, trazendo benefícios para as medidas de controle epidemiológico, já que nos abre a possibilidade de um tempo hábil de ação, pois o indivíduo contaminado tem um período de até 14 dias em observação. Sem esta parceria, este processo levaria de duas a três semanas, perderíamos tempo de ação e o controle da variante que está circulando", explica a secretária municipal de Saúde, Márcia Lima Dantas.

Segundo ela, a parceria auxiliará o Butantan a desenvolver novas vacinas ou modificar imunizantes já existentes. "Posteriormente, o instituto já se dispôs a realizar também o sequenciamento com o vírus da dengue, o que brevemente estará em andamento", revela.

Apagão de dados

Pelo quinto dia, dados de notificações e de novos casos de covid seguem indisponíveis devido a problemas no sistema interno da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), o que prejudicou o boletim desta segunda-feira (11). 

Segundo o órgão, não foram registradas mortes nas últimas 24 horas. Contudo, teve aumento no número de internações nos últimos três dias: atualmente, são 33 moradores de Prudente hospitalizados, sendo seis pessoas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Até quinta-feira (7), a cidade acumulava 63.360 casos positivos e 1.038 mortes. Além disso, 71 exames aguardavam resultados por parte dos laboratórios, e 1.755 parados por falta de encerramento de fichas no sistema.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.