Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente inicia vacinação nas escolas; há doses contra meningite e HPV

Da Redação

Em 29/04/2025 às 16:47

Nos dois primeiros dias de ação, 14 escolas foram contempladas, sendo quatro unidades estaduais

(Foto: Secom)

Em ação conjunta entre as secretarias municipais de Saúde (Sesau) e de Educação (Seduc), teve início a Campanha ‘Vacinação nas Escolas - Ciência e Defesa da Vida’, projeto lançado pelo Governo Federal para imunizar crianças e adolescentes de até 15 anos, em Presidente Prudente.

Nos dois primeiros dias de ação, nesta semana, 14 escolas foram contempladas, sendo quatro unidades estaduais. São elas: EM Mário Peretti, EM Rosana Negrão Freitas dos Santos, EM Professora Jovita Terin, EE João Alfredo da Silva, EE Professora Celestina de Campos Toledo Teixeira, EE Vereador Pedro Tófano e EE João Carlos Padilha de Siqueira.

Além da EM Vilma Alvarez Goncalves, EM Carla Simone da Silva Alves, EE Doutor José Foz, Creche Ação Social Educacional Walter Figueiredo, EM Vereador Júlio Braga Filho, EM Conceição Barbosa Tamaoki Horio e EM Benedita de Pádua Martins.

Vacinas disponíveis

Para estudantes com até 15 anos, estão disponíveis vacinas contra febre amarela, tríplice viral e tríplice bacteriana. Para os maiores de 5 anos e menores de 15 anos, além dessas, há a proteção contra meningite e HPV.

A vacinação será feita com todas as doses previstas no calendário vacinal, de acordo com a necessidade identificada no cartão de cada aluno. A orientação é que os pais ou responsáveis estejam presentes no dia da ação, munidos do cartão de vacinação da criança para garantir que nenhuma dose fique pendente.

Já está disponível também a Caderneta de Vacinação Digital. O documento permite aos familiares ou responsáveis monitorar todas as vacinas, conferir se está em dia com a imunização e acompanhar todas as informações das consultas e da saúde dos seus filhos. 

A ferramenta também alertará quando for o momento da criança tomar uma nova vacina ou uma dose de reforço. Para fazer o download da caderneta, basta acessar o aplicativo Meu SUS Digital.

Cronograma

Nesta primeira etapa da campanha, que vai contemplar escolas municipais e estaduais, o cronograma para atender todas as 40 unidades vai até 8 de maio.

Atualmente, a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes em Presidente Prudente ainda está abaixo do ideal, conforme o balanço da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM). Menos de 10% das crianças foram imunizadas contra a Covid-19. 

A imunização contra a Febre Amarela atingiu 87,51%, enquanto a DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche), no primeiro reforço, chegou a 89,31%, mas nenhuma delas atingiu a meta de 90% de vacinação, conforme o preconizado pelo Ministério da Saúde.

A vacinação contra a dengue também segue com baixa adesão: Um pouco mais de 31% do público-alvo recebeu a primeira dose. Já a segunda dose, até o momento, ainda não atingiu 15%. 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.