Estado decide flexibilizar restrições e amplia leque de setores abertos
ROGÉRIO MATIVE
Em 08/01/2021 às 13:21
Comércio poderá funcionar por oito horas diárias
(Foto: Marcos Sanches/Secom)
Com mudanças nas regras, a região de Presidente Prudente passa para a fase laranja do plano de flexibilização da quarentena. Nela, apenas bares não poderão contar com atendimento presencial.
O anúncio foi realizado na tarde desta sexta-feira (8), com as medidas entrando em vigor na mesma data após a regulamentação por meio de decretos estadual e municipais.
Além de Prudente, mais três regiões estarão na fase laranja: Marília, Registro e Sorocaba, o que, segundo o Estado, representa 10% da população paulista.
Na nova fase laranja, a capacidade que era limitada a 20% passa para 40%, sendo válida para todos os setores. O funcionamento máximo dos estabelecimentos também foi ampliado: de quatro para oito horas.
Agora, salões de beleza, espaços culturais e academias poderão funcionar. Apenas os bares seguirão com apenas delivery, sem mesas a clientes.
O atendimento presencial poderá ser realizado apenas até às 20h para todos os estabelecimentos.
A próxima atualização do plano de flexibilização será realizada apenas no dia 5 de fevereiro.
Culpa da falta de leitos
De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, a região de Prudente não passa para a fase amarela por conta da taxa de leitos de UTI, que está em 74,5%.
Vinholi diz que a situação local ainda é preocupante, sendo que o Estado permanecerá monitorando. Ele também reafirmou a abertura de 20 novos leitos de UTI no Hospital Regional e Santa Casa de Misericórdia.
A taxa limite de ocupação de leitos de UTI para passar para fase amarela caiu de 80% para 70%.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.