Da Redação
Em 10/03/2023 às 15:36
Produção de amendoim no Brasil cresceu 115% nas últimas safras
(Foto: Vitor Reis)
Presidente Prudente receberá no começo da próxima semana oito pesquisadores que figuram entre os principais especialistas da produção de amendoim no mundo, vinculados à Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos. Cultura que tem despertado cada vez mais o interesse de produtores brasileiros, deixando de ser secundária para ocupar novas áreas, tanto na expansão do cultivo em rotação com a cana-de-açúcar quanto como opção principal, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A produção nacional, que tem o estado de São Paulo como maior produtor, saltou de 346 mil toneladas na safra 2014/15 para 746 mil na safra 2021/22, um crescimento de 115%.
A vinda dos estrangeiros, em equipe que inclui a fisiologista brasileira Dra. Cristiane Pilon, resulta de convênio de cooperação técnica e científica entre a renomada instituição de ensino superior dos Estados Unidos e a Unoeste, com destaque em produção científica, ensino e extensão na área das ciências agrárias.
Os visitantes farão palestras e visitas técnicas. As palestras serão no Peanut Workshop (oficina do amendoim), durante a manhã de segunda-feira (13), no auditório Ipê, no campus II da Unoeste, a partir das 8h30. No mesmo dia, à tarde, irão à propriedade de Helder Lamberti, em Regente Feijó, que na safra atual o cultivo de amendoim ocupa 665 hectares, onde ocorreu recentemente o 2º Dia do Amendoim. Na terça-feira (14), irão a Tupã, na empresa de importação e exportação Beatrice Peanuts.
O workshop é organizado pelo pesquisador brasileiro, uma das referências na cultura do amendoim, Dr. Fábio Rafael Echer, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Stricto Sensu em Agronomia, pelo qual a Unoeste oferece mestrado, doutorado e pós-doutorado. A programação do workshop terá na sessão de abertura as falas do pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi; do pró-reitor acadêmico Dr. José Eduardo Creste; e do diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, Dr. Carlos Sérgio Tiritan.
A 1ª palestra do dia será com o Dr. Fábio, seguido de Carlos Felipe dos Santos Cordeiro, que faz doutorado no campus da Unesp em Botucatu, e dos pesquisadores da Universidade da Geórgia: doutores Scott Monfort, Scott Tubbs, Cristiane Pilon, Glendon Harris, Mark Abney, Bob Kemerit, Timothy Brenneman e Rajagopalbabu ´Babu´ Srinivasan.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.