Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Referência em ensino e pesquisa, Unesp de Prudente comemora 64 anos

Unidade conta com ampla biblioteca e dois museus; além de abrigar 3 mil alunos

Da Redação

Em 04/05/2023 às 09:46

FCT Unesp de Presidente Prudente possui hoje mais de 3 mil alunos em cursos de graduação e pós-graduação

(Foto: Roberto Mancuzo/AI Unesp)

A quarta-feira (3) foi dia de festa para uma das instituições de ensino superior de Presidente Prudente. A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT Unesp) completou 64 anos de fundação. 

A data foi lembrada no campus com a realização de uma solenidade oficial, com a presença de autoridades locais e apresentação musical do instrumentista Bruno Sanches, um dos nomes mais atuantes da viola brasileira na atualidade. 

Fundada em 1957, a FCT teve o nome inicial de Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente (FFCL) e os cursos de Geografia e Pedagogia. No início, as instalações eram provisórias e foram usadas por dez anos até a inauguração do atual prédio, à rua Roberto Simonsen, próximo ao Parque do Povo. 

Outros cursos foram surgindo à época, como Matemática, Ciências Sociais, Licenciatura em Ciências e de Estudos Sociais e após um período em que foi nominada como Ipea (Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais), já compondo a recém-criada Unesp, se tornou Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em 1989.
 
Toda estrutura do campus de Presidente Prudente está voltada para o tripé ensino, pesquisa e extensão, com destaque para moradia estudantil, ambulatório médico e fisioterapêutico, Centro de Convivência Infantil, laboratórios didáticos e de pesquisa, centro de ciências, restaurante universitário, estação meteorológica, auditórios e anfiteatros, cantinas, complexo esportivo para uso acadêmico e público em geral com ginásio de esportes coberto, campos de futebol, pista de atletismo, piscina, quadras poliesportivas e academia.

Museus abertos à comunidade

A FCT Unesp ainda abriga dois museus abertos à comunidade. O Cemaarq (Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia) funciona no campus da FCT e é responsável pela guarda, manutenção, exposição e pesquisa de artesanato indígena contemporâneo, sobretudo brasileiro, bem como por sua reserva técnica. 

Já o Museu de Arqueologia Regional funciona no Núcleo Morumbi, uma unidade expandida da FCT, à rua Ciro Bueno, 40, e que também trabalha com pesquisa, reserva técnica e exposição de peças de grupos indígenas Guarani (grupo Tupi-Guarani), Kaingang e Kaiapó (Grupo Jê) pré-históricos. São cerâmicas, pedras lascadas e pedras polidas.

Ainda como destaque da estrutura da FCT Unesp, está a Biblioteca Prof. Dióres Santos Abreu. É umas das 33 unidades que compõem a Rede de Bibliotecas da Unesp em todo estado e conta com acervo bibliográfico de aproximadamente 279.142 publicações, distribuídas entre livros, periódicos, teses, trabalhos acadêmicos, mapas, atlas e coleções.  

No âmbito do conhecimento e cultura, a FCT Unesp oferece à comunidade o Comitê de Ação Cultural (CAC), que tem como missão a implementação da Política Cultural da Unesp e funciona diretamente junto à comunidade acadêmica e seu entorno, relacionando-se ainda com os agentes culturais da esfera pública (Secretarias e Departamentos de Cultura) e de outros setores da sociedade. Integrado por docentes, servidores técnicos-administrativos e estudantes, o CAC tem como objetivo estimular a participação e a promoção de eventos culturais, fundamentais para a formação humanista dos estudantes. 

Para manter toda a estrutura física e acadêmica em funcionamento, a instituição atualmente é responsável pelo emprego de 353 pessoas, sendo 171 docentes e pesquisadores, 160 técnicos-administrativos e 22 terceirizados. Eles atuam nas seções técnicas administrativa, acadêmica, de serviço e informática.   

Ensino e Pesquisa

A FCT Unesp é um polo regional de educação público e gratuito e recebe diariamente milhares de estudantes em três turnos de funcionamento.  Em 2023, são 2.380 alunos de graduação matriculados em 12 cursos de graduação: Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Estatística, Física, Fisioterapia, Geografia, Matemática, Pedagogia e Química. 

Para estes alunos, além das aulas e laboratórios de pesquisa, ainda estão abertos projetos de iniciação científica, programas de bolsas científicas, convênios e participação em empresas juniores. 

O programa de Permanência Estudantil da Unesp atende aos estudantes de comprovada vulnerabilidade com auxílio socioeconômico, auxílio aluguel, moradia estudantil, subsídio alimentação para alunos da Moradia Estudantil e auxílio especial para alunos com deficiência ou mobilidade reduzida. 

Já na pós-graduação são 707 alunos matriculados nos nove programas strictu sensu: Ciências da Computação, Ciências Cartográficas, Ciências do Movimento, Ciência e Tecnologia de Materiais, Educação, Educação Física, Geografia Acadêmico, Geografia Profissional e Matemática Aplicada e Computacional. Existem ainda os cursos de especialização oferecidos regularmente em diversas áreas do conhecimento.

Extensão

Os vários departamentos acadêmicos da FCT Unesp oferecem atividades de extensão junto à comunidade como assessoria, assistência e consultoria. Nestes segmentos, são desenvolvidos projetos nas áreas de ciências da saúde, sociais e exatas, cultura, educação, meio ambiente e segurança. 

Entre os principais projetos de extensão estão o Programa Unesp Aberta à Terceira Idade (Unati) e o cursinho Ideal, preparatório para o vestibular e que é destinado a alunos com vulnerabilidade socioeconômica de Presidente Prudente e Região.

Importância

A atual diretora da FCT Unesp, professora Dra. Cristina Baron, ressalta a importância da representatividade que a universidade gratuita e pública traz para o ensino, pesquisa e extensão, além de atuar no município de Presidente Prudente e região. “A faculdade de qualidade é fundamental para o desenvolvimento de uma comunidade proativa e habilitada para assumir a formação do cidadão e transformação da própria sociedade.”

Para o vice-diretor da FCT, professor Dr. Ricardo Pires de Paula, a universidade representa o resultado de anos das lutas e conquistas educacionais, motivadas pelos movimentos estudantis. “Temos uma faculdade pública e gratuita que atua com qualidade nas diversas áreas do conhecimento, e que se dedica ao ensino, pesquisa e extensão.” 

De acordo com a pesquisadora e professora emérita Dra. Ruth Kunzli, ex-aluna do curso de Geografia da antiga FFCL, os diversos grupos de pesquisa englobados na FCT, fizeram da faculdade uma instituição de ensino no cenário científico nacional e internacional e projetou por sua vez o nome de Presidente Prudente. 

“Para a cidade foi um crescimento muito grande seja para alojamentos, alimentação e moradia, além do seu nome incluso no cenário acadêmico nacional e internacional. Com o advento de minha aposentadoria em 2010 continuei na faculdade como voluntária e professora emérita mostrando assim o grande vínculo que se estabeleceu entre mim e a faculdade que eu tive o privilégio de conhecer em seus vários estágios, desde a sua fundação até os dias atuais”, disse. (Com  Assessoria de Imprensa FCT Unesp Prudente)

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.