Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sem pagamento, banco toma nove ônibus da Prudente Urbano

ROGÉRIO MATIVE

Em 29/07/2021 às 11:40

Ônibus estão em um pátio improvisado, ao lado de veículos depenados e carcaças

(Foto: Rogério Mative/Portal)

Na madrugada desta quinta-feira (29), a concessionária Prudente Urbano foi alvo de ação judicial de busca e apreensão de 11 ônibus de sua frota, sendo que nove foram levados para um pátio às margens da Avenida Alberto Bonfiglioli. 

A ação é movida, em segredo de justiça, pelo Banco Moneo S/A contra a concessionária após a falta de pagamento dos financiamentos dos veículos. Dois carros foram localizados em Belo Horizonte/MG, apesar de terem sido comprados para servir a população de Presidente Prudente.

Durante as manobras, dois veículos foram danificados.

Alerta

Segundo apurou o Portal, há o risco de novas execuções nos próximos dias, o que pode prejudicar a retomada total do transporte coletivo na cidade e, com isso, prejudicar a arrecadação essencial para a manutenção do serviço.

Atualmente, 41 ônibus circulam na cidade. Porém, a frota era de 104 veículos, conforme determinação do edital de licitação. 

Outro problema

Com a retirada dos veículos fabricados em 2018, a frota sofrerá a elevação da média de idade. Desta forma, ocorrendo infração contratual. A licitação exigiu média de seis anos de rodagem.

Ao todo, a empresa contava com 16 veículos de 2018.

Em intervenção

Desde a semana passada, a Prudente Urbano é gerenciada pelo advogado e especialista em trânsito, Manoel Silva Félix da Costa, nomeado pela Prefeitura de Prudente como interventor. A medida deve durar por 90 dias.

Cabe ressaltar que o decreto de intervenção aponta que dívidas realizadas antes do gerenciamento municipal são exclusivamente de responsabilidade da empresa.

Revés

Na tentativa de honrar com a promessa de pagamento de salários atrasados à categoria, a Prefeitura sofreu revés ao ter os projetos de lei para a subvenção de até R$ 1 milhão rejeitados pelo plenário da Câmara Municipal após a abstenção do parlamentar Ivan Itamar, do mesmo partido do prefeito Ed Thomas, o PSB.

A sessão extraordinária realizada nessa quarta-feira (28) também foi marcada pela ausência justificada do vereador Wellington Bozo (MDB) e do 'sumiço' de Nathalia Gonzaga (PSDB); ela não justificou sua falta.

Para a aprovação das proposituras, seriam necessários seis votos favoráveis. Contudo, o placar ficou em 5 a 4. Votaram pela aprovação os vereadores Enio Perrone (DEM), Joana D'arc (PSB), Joãozinho da Saúde (DEM), professor José Alves da Silva Jr. (Negativo, Podemos) e Miriam Ribeiro (Patriota).

Foram contrários: Mauro Neves (Podemos), Willian Leite (MDB), Douglas Kato (PTB) e Tiago Oliveira (PTB). 

Tinham pareceres favoráveis

Os três projetos apresentados pelo Executivo tinham pareceres favoráveis do Departamento Jurídico e Comissões Permanentes (CPs) da Câmara Municipal.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.