Da Redação
Em 21/09/2025 às 19:23
Projeto foi apresentado durante reunião no Gabinete da Prefeitura
(Foto: Daniele Capelasso/Secom)
A gerente do Sesc Thermas de Presidente Prudente, Susana Souza, apresentou ao prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã) o Projeto Mesa Brasil, que está em fase de implantação na unidade e deve iniciar suas atividades no primeiro trimestre de 2026.
O Mesa Brasil já funciona em mais de 20 unidades do Sesc com abrangência nacional. A proposta é captar doações, vindas de supermercados, produtores rurais e padarias, que possuem alimentos fora do padrão de comercialização, mas ainda próprios para consumo, destinando-os a entidades assistenciais, creches e casas de idosos.
Além do recolhimento de alimentos, o projeto prevê treinamentos gratuitos e cursos sobre boas práticas de manipulação, aproveitamento integral e alimentação saudável, voltados às instituições parceiras.
Em média, um caminhão do Mesa Brasil consegue recolher até uma tonelada de alimentos por dia, que são repassados diretamente às entidades cadastradas. “O foco é combater a fome e reduzir drasticamente o desperdício de alimentos por produtores e mercados, contribuindo com a logística de distribuição”, destaca Susana Souza.
Segundo ela, o Sesc está em fase de ajustes estruturais para adequar o espaço de armazenagem e preparar a equipe. “A previsão é que o caminhão comece a rodar em fevereiro de 2026. Em breve, faremos o lançamento oficial do projeto em Prudente”, adianta.
Também participaram da reunião o gerente adjunto do Sesc, João Roberto Vicentini; o supervisor do Setor de Alimentação, Omair Pimenta; a secretária de Assistência Social, Ariane Jacintho; o representante do Sincomércio, Vitalino Crellis; e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tiago Oliveira.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.
