Após lotações, empresa anuncia envio de mais 10 ônibus para Prudente
Da Redação
Em 09/12/2021 às 19:34
De acordo com a Prefeitura, outros 10 veículos chegarão na próxima semana, totalizando 40 carros
(Foto: Secom)
A Prefeitura de Presidente Prudente protocolou projeto de lei solicitando aos vereadores autorização para abertura de crédito no orçamento municipal visando subsidiar o transporte coletivo. O valor ultrapassa os R$ 7,9 milhões. Para tal, uma sessão extraordinária foi marcada para a próxima terça-feira (14).
Um dia antes, segunda-feira (13), às 14h, a Câmara Municipal realiza reunião pública para tratar do transporte coletivo urbano atendendo a ofício do parlamentar Mauro Neves (Podemos).
Reunião aberta à população
Ao solicitar o encontro, Neves aponta o “agravamento” da situação “que vem se arrastando e piorando” sobre este serviço público.
“Por conta dessa situação, recebo inúmeras reclamações todos os dias de pessoas com os mais diversos problemas, todos ocasionados por conta do transporte precário e ultimamente, pela falta de transporte”, ressalta.
O vereador espera que estejam presentes representantes do Ministério Público Estadual, da Prefeitura, do Sincomércio e da Associação Comercial (Acipp).
A reunião pública é aberta para a população acompanhar e, ainda, será transmitida ao vivo pela TV Câmara: www.youtube.com/tvcamaradepresidenteprudente.
Quer subsidiar o transporte
Desejo antigo da concessionária Prudente Urbano - que moveu ação judicial sobre o pleito -, a Prefeitura de Presidente Prudente quer mudar o sistema do transporte coletivo ao propor subsídios municipais para custear o contrato emergencial com a Santa Cecília Turismo (Sancetur), em operação com o nome fantasia ‘SOU Prudente’.
Para tal, enviou projetos de leis visando a inclusão no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob),em relação à contratação de empresa para operar o transporte, para os exercícios de 2021 e 2022; e autorizando a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 7.993.829,34.
O assunto será discutido emn sessão extraordinária na próxima terça-feira (14), às 11h, com o acesso liberado ao público.
Reforçando a frota
Após uma enxurrada de reclamações de usuários nas redes sociais, nesta quinta-feira (9), a empresa Sancetur promete o envio de mais 10 veículos. Os ônibus entrarão em circulação ainda nesta sexta-feira (10).
De acordo com a Prefeitura, outros 10 veículos chegarão na próxima semana, totalizando 40 carros. Atualmente, são 17 linhas atendidas, porém, ainda com poucos horários disponíveis.
Com a gratuidade da passagem nos primeiros dias, há o registro de aumento de passageiros provocando lotações e usuários a pé. "A Prefeitura está empenhada em oferecer, o mais rápido possível, um transporte coletivo digno e que atenda aos anseios da população, que há tempos vinha sofrendo com um serviço ineficiente, mas pede a compreensão dos usuários neste período de transição, em que uma nova empresa está assumindo o transporte e organizando a operacionalização do serviço", diz a Prefeitura, em nota.
Vale-transporte da Prudente Urbano
Os usuários do transporte coletivo que possuem créditos no cartão de passe obtidos com a Prudente Urbano poderão utilizá-los. “Os 10 dias de passe livre são, justamente, para que a SOU Prudente adeque seu sistema, possibilitando que a população utilize os créditos já adquiridos”, explica o secretário da Semob, Luiz Edson de Souza.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.