Da Redação
Em 14/01/2026 às 21:35
Inscrições gratuitas para voluntários de 18 a 59 anos com diagnóstico da doença
(Foto: Cedida/AI)
Praticar atividades físicas pode ser uma aliada muito eficaz para o combate à depressão. É com base nisso que o projeto extensionista “MoviMente” abre as inscrições para voluntários de 18 a 59 anos, diagnosticados com o transtorno e que possam participar de 10 semanas de atividades no Centro Esportivo 2 da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente. A participação é gratuita e aberta à população.
Conduzido pelo Grupo de Estudo em Desporto e Treinamento de Força (Gedef) e orientado pelo professor Dr. Fabrício Rossi, do Departamento de Educação Física, o MoviMente oferece, desde 2024, um treinamento de musculação supervisionado por monitores e voltado para os pacientes.
“Sabemos que o exercício é benéfico para a saúde mental, reduzindo sintomas de depressão e ansiedade, porém ainda não é muito clara a influência das variáveis do treinamento sobre esses desfechos. Por isso, queremos entender melhor esses efeitos para ter uma prescrição mais assertiva em relação aos benefícios do exercício e aos efeitos antidepressivos”, explica.
Antes de dar início às atividades, os interessados passam por avaliações psiquiátricas e físicas gratuitamente, como estimativa de gordura corporal, massa e força muscular. Com o processo de triagem concluído, o programa de treinamento se estenderá por cerca de dois meses, realizados três vezes por semana das 19 às 20h nas segundas, quartas e sextas-feiras.
Acompanhado sempre com membros da equipe do projeto, os treinos são de intensidade moderada e contam com progressão de carga. Ao longo das oito semanas previstas, os voluntários têm, ainda, acesso aos resultados dos testes de força, potência, força isométrica e autoeficácia.
De acordo com Rossi, os principais benefícios observados vão desde os aspectos sociais aos físicos. “Os participantes demonstram melhor humor e disposição no engajamento da rotina de exercícios, aumentando tanto a socialização ao interagirem com outras pessoas nas mesmas condições de saúde, quanto a força muscular – que é de extrema importância para as atividades cotidianas e melhora da qualidade de vida”, aponta.
Quem confirma os benefícios do projeto é o tatuador Johnny Cristiano de Souza, de 33 anos, que já fez parte de turmas anteriores. Para ele, os resultados do MoviMente vieram na autoestima, disposição e disciplina alimentar, com exercícios que respeitam os limites pessoais.
“Foi o que salvou a minha vida. Eu me encontrava completamente entregue a uma depressão profunda e, no treino, encontrei um modo de sair daquela situação. A turma que nos ensina e ajuda todos os dias a superar, e a equipe incrível, com pessoas do bem, fizeram toda a diferença”, celebra.
Como fazer?
Os interessados devem preencher o formulário clicando aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.