Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Vacinação contra gripe é ampliada para público geral acima de 6 meses

Da Redação

Em 02/05/2024 às 06:08

Presidente Prudente atingiu apenas 26,21% de cobertura vacinal contra Influenza

(Foto: Arquivo/EBC)

O Ministério da Saúde informou que a vacinação contra a gripe será ampliada para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. A medida busca conter os casos mais graves e internações pela doença. 

Caberá aos Estados e municípios definir a faixa etária a ser imunizada a partir das doses disponíveis em estoque. O Ministério recomenda que seja mantida a prioridade para os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe: gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.

“A vacinação é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação, especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar”, diz a ministra Nísia Trindade, em nota.

Em Prudente

A campanha de vacinação começou no dia 25 de março. Até aqui, Presidente Prudente atingiu apenas 26,21% de cobertura vacinal contra Influenza, vírus causador da gripe. 

O público-alvo da campanha em Prudente foi estimado em 94.640 pessoas. Até o momento, foram aplicadas 20.022 doses. Os idosos concentram a maioria dos imunizantes aplicados: 12.916. Na sequência: crianças, com 2.293; trabalhadores da saúde, com 1.848; pessoas com comorbidades, 1.835. 

O imunizante utilizado na campanha deste ano é o trivalente, ou seja, que apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil, como a Influenza A (H1N1), Influenza A (H2N3) e Influenza B.

O imunizante está disponível em todas as 28 salas de vacinação, das 7h30 às 16h30, de segunda à sexta-feira. Aos sábados, é realizado plantão na ESF Vila Marcondes, das 9h às 15h.

Aumento de casos 

Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgados na semana passada mostram aumento de casos relacionados ao vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças de até dois anos de idade, ultrapassando as mortes associadas à covid-19 na mesma faixa etária.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.