Da Redação
Em 18/01/2023 às 18:18
Campanha prosseguirá até dia 28 de fevereiro, ou enquanto durarem os estoques
(Foto: Arquivo/Secom)
Em Presidente Prudente, foram disponibilizadas doses da vacina contra a meningite para jovens de 15 a 19 anos e profissionais que atuam na área da Saúde. A imunização ocorre em todas as 28 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do município.
Conforme as determinações da Secretaria de Estado da Saúde, a campanha prosseguirá até dia 28 de fevereiro, ou enquanto durarem os estoques. Também estão incluídos trabalhadores da Saúde que atuam no setor administrativo.
O objetivo é aumentar a proteção contra a meningite, considerando a gravidade e letalidade da doença. “Esses grupos foram determinados pelo Ministério da Saúde, pois são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade, em decorrência de elevadas taxas de estado de portador do meningococo na nasofaringe”, explica Vânia Maria Alves, da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM).
Já começou
A vacinação foi iniciada com os profissionais que atuam em hospitais do município e, agora, estende aos trabalhadores de outros setores da saúde, tanto públicos como privados, além dos adolescentes.
O profissional da saúde pode comparecer a qualquer sala de vacinação do município, munido de documento que comprove-o como profissional de saúde, como carteira de classe, crachá, holerite, carteira de trabalho.
Já os jovens devem apresentar documento para comprovação da faixa etária de 15 a 19 anos.
Doença que pode matar
A meningite tem tratamento específico, mas, apesar disso, uma em cada grupo de cinco pessoas infectadas não resiste à doença.
Entre os que sobrevivem, de 10% a 20% têm sequelas neurológicas, e outros ainda podem ser acometidas com problemas de surdez ou mesmo casos de amputação de membros.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.