Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Cosmos conta com palestrantes de peso no cenário internacional da astronomia

Todas as transmissões podem ser acompanhadas pelo Facebook e YouTube do Sesc Birigui gratuitamente

Da Redação

Em 25/08/2021 às 10:00

Vivian Miranda e Angela Olinto são dois dos nomes de peso do tradicional ciclo de palestras

(Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Sesc Birigui deu início ao tradicional ciclo de palestras do COSMOS, projeto que une a astronomia e a ufologia em uma programação com os mais diversos temas e linguagens culturais. 

Até sexta-feira (27), o ciclo de palestras recebe cientistas e pesquisadores que se destacam no cenário internacional por seus projetos e feitos pela ciência. Uma delas é a astrofísica e pesquisadora da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, Vivian Miranda. 

Em sua palestra, que acontece quarta-feira (25), às 19h30, a astrofísica irá comentar sobre sua trajetória como cientista e a pesquisa de pós doutorado em cosmologia, relatando como é o trabalho coletivo entre cientistas para a construção de satélites espaciais para a agência da Nasa.

Outro nome de peso na programação de palestras do COSMOS 20 anos é a cientista Angela Olinto, professora e reitora da Divisão de Ciências Físicas da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

Na sexta-feira (27), também às 19h30, ela irá discorrer sobre as principais descobertas e visões dos últimos 20 anos no campo da astronomia, além de compartilhar seus conhecimentos, visto que a pesquisadora é uma das maiores autoridades mundiais em física de astro-partículas. 

Todas as transmissões podem ser acompanhadas pelo Facebook e YouTube do Sesc Birigui gratuitamente. Os encontros vão até sexta-feira (27), sempre às 19h30.

O público pode participar com perguntas pelo chat, as quais serão encaminhadas ao palestrante e respondidas ao final de cada palestra. 

Serviço

palestra
O trabalho coletivo na astronomia
Com Vivian Miranda
A astrofísica irá comentar sobre sua trajetória como cientista e a pesquisa de pós doutorado em cosmologia, relatando como é o trabalho coletivo entre cientistas para a construção de satélites espaciais para a agência da Nasa.

Vivian Miranda estuda cosmologia - a ciência da Universo em larga escala - como pesquisadora científica na Universidade do Arizona. Doutora em astronomia e astrofísica pela Universidade de Chicago, trabalhou seis anos em estágio de pós-doutorado nas Universidades da Pensilvânia e do Arizona. 

Vivian investiga como as teorias da inflação cósmica e da energia escura podem ser testadas com os dados de observações do Dark Energy Survey, do futuro Observatório Rubin, telescópio em construção no Chile, e do telescópio espacial Roman, da Nasa. Em 2021, irá se integrar à Universidade Stony Brook em Nova York como professora assistente.

Convidado especial
Alex Oliveira
Docente na Escola Sesc de Ensino Médio, Alex é Doutor em Astronomia pelo Observatório Nacional, com estágio de doutorado sanduíche no Observatoire de Paris-Meudon, França. Especialização MBA em Educação Moderna (PUCRS) e em Gestão Escolar (USP/ESALQ). Ampla experiência observacional em diversos observatórios incluindo o ESO (European Southern Observatory), no Chile. Trabalha com criação de materiais didáticos em física e outras metodologias de estímulo à divulgação científica.
25/8, quarta, às 19h30
Ao vivo no Facebook e YouTube do Sesc Birigui
Transmitido diretamente do Teatro do Sesc Birigui
Grátis - Não necessita de inscrição


palestra
Agroglifos: Degraus para o Contato
Com Newton Rampasso
A palestra apresenta o que são, quando e onde surgiram os Crop Circles, também conhecidos como agroglifos. Serão abordadas formas de estudo do fenômeno no campo da ufologia e principais casos relatados.

 Newton Rampasso Estudou astronomia e, após obter licença de piloto, em 1991, se estabeleceu na Inglaterra. Desde então pesquisa os “Agroglifos”, tendo 30 anos de experiência no campo. É autor do livro “How to Contact Extraterrestrials” (Como Contatar Extraterrestres) e consultor de diversas publicações ufológicas.

Convidado especial
Gener Silva 
Ufólogo, pedagogo e ex-professor de matemática. Atualmente é Vice-Presidente da Fecomercio SP, Presidente do Sincomercio/ Araçatuba e CDL/Araçatuba. Idealizador do evento Cosmos, é Coeditor da Revista Ufo e Membro da CBU - Comissão Brasileira de Ufólogos
26/8, quinta, às 19h30
Ao vivo no Facebook e YouTube do Sesc Birigui
Transmitido diretamente do Teatro do Sesc Birigui
Grátis - Não necessita de inscrição

palestra
20 anos de visões novas do universo
Com Angela Olinto
A astrofísica irá discorrer sobre as principais descobertas e visões dos últimos 20 anos no campo da astronomia.

 Angela Olinto, cientista e astrofísica, é uma das maiores autoridades mundiais em física de astro-partículas. Doutora em física, atua como professora e reitora da Divisão de Ciências Físicas da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Responsável pela pesquisa de diversos projetos em conjunto com a NASA, sendo a principal investigadora da missão espacial Probe Of Extreme Multi-Messenger Astrophysics (POEMMA 2023). 

Em 2021 tornou-se membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos e da Academia Americana de Artes e Ciências, honraria dada a grandes fi guras da ciência e da história, como Albert Einstein, Charles Darwin e Nelson Mandela.

Convidado especial
Larissa Santos 
PHD em Astrofísica, cosmóloga e escritora, Larissa Santos é professora do Centro de Gravitação e Cosmologia da Universidade de Yangzhou na China, e especialista na radiação cósmica de fundo. Participa de dois experimentos: o BINGO e o AliCPT. Seu livro “O universo escuro” foi finalista no prêmio Jabuti em 2017. Possui um canal no youtube e um instagram que tem como objetivo principal a divulgação científica.
27/8, sexta, às 19h30
Ao vivo no Facebook e YouTube do Sesc Birigui
Transmitido diretamente do Teatro do Sesc Birigui
Grátis - Não necessita de inscrição

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.