Da Redação
Em 10/08/2012 às 10:46
Na Escola “Professora Vitalina de Almeida Prado Ribeiro”, os alunos dos Jardins I e II construíram uma horta vertical
(Foto: Cedida/AI)
Como parte do projeto ambiental desenvolvidos nas escolas da rede pública municipal de Presidente Venceslau, as crianças são estimuladas a utilizarem garrafas do tipo pet para o cultivo de hortaliças. Na primeira etapa do mesmo projeto, foi trabalhado o uso de pneus usados como base para floreiras e decoração de jardins.
Na Escola “Professora Vitalina de Almeida Prado Ribeiro”, os alunos dos Jardins I e II construíram uma horta vertical aproveitando o espaço livre em paredes e no muro da unidade escolar. Com o acompanhamento de professores e da direção, as crianças estudaram, fizeram visitas na horta comunitária do bairro Jardim Eldorado, e adaptaram tanto os recipientes quanto também colocaram literalmente as mãos na terra para semearem alface, rúcula, salsinha, coentro, almeirão e hortelã.
O projeto de horticultura em garrafas pet procura despertar o interesse dos alunos no cuidado com o meio ambiente, bem como ensina, na prática, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura e desenvolvimento de plantas desde a seleção das espécies a serem cultivadas, plantio, manutenção de pragas e irrigação.
Estudos indicam que uma garrafa pet jogada no meio ambiente pode demorar cerca de 200 anos para se decompor, no entanto, o mesmo material quando bem reaproveitado, como no cultivo de hortaliças ou floreiras, pode servir para a produção de alimentos ou decoração de ambientes.
Para a próxima semana, de acordo com informações da direção da escola, está prevista a colheita e a degustação das verduras diretamente na alimentação dos alunos. O projeto de horticultura em garrafas pet será estendido em breve para todas as escolas municipais.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.