Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Jiboia é capturada na Penitenciaria I de Presidente Venceslau

Da Redação

Em 13/04/2024 às 13:43

Jiboias são encontradas tanto no solo quanto sobre as árvores

(Foto: Cedida/PMA)

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) capturou uma jiboia nas dependências da Penitenciaria I de Presidente Venceslau. Ela é considerada a segunda maior espécie do território nacional, ficando atrás apenas da sucuri. 

A soltura da serpente com dois metros de comprimento ocorreu na tarde dessa sexta-feira (12), no Parque Estadual do Rio do Peixe, em Presidente Venceslau. 

Saiba mais

O nome científico da jiboia é 'Boa constrictor'. O termo está relacionado com uma capacidade dessa serpente de matar a presa pela constrição de seu corpo. As jiboias são animais que possuem um grande corpo comprido e cilíndrico. 

O seu tamanho é uma característica marcante, sendo observados indivíduos de até quatro metros de comprimento. As fêmeas, quando comparadas aos machos, destacam-se por apresentarem um tamanho maior.

As jiboias apresentam uma expectativa de vida relativamente alta. Em média, esses animais podem viver de 25 a 30 anos. Carnívora, a jiboia é ativa mais ativa durante a noite, entretanto, pode ser observada durante o dia em busca de um local para se abrigar.  

Ela se alimenta preferencialmente de mamíferos roedores de pequeno porte, os quais ela mata por asfixia. Podem comer também aves, lagartos e ovos de outros animais.

Elas são encontradas tanto no solo quanto sobre as árvores, apresentando, portanto, hábitos terrestres e semiarborícolas.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.