Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Pagamento com cartão por aproximação será testado em pedágio da região

Da Redação

Em 03/03/2023 às 10:56

Uma cabine em cada sentido foi preparada exclusivamente para esta modalidade de passagem

(Foto: Cedida/AI)

Em Presidente Bernardes, a praça de pedágio contará com cobrança autônoma de tarifa em seu sistema rodoviário. O pagamento poderá ser feito pelo próprio motorista por cartão com a tecnologia de aproximação. A fase piloto deve ser implantada em breve, porém, ainda sem data definida.

A praça definida para os testes está localizada no km 590 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). A pista é exclusiva para atendimento de carros e motos, tendo limite de altura de 2,5 metros. As cabines estarão sinalizadas com placas e dispositivos auxiliares especiais de forma a direcionar o motorista até a cabine. 

Uma cabine em cada sentido foi preparada exclusivamente para esta modalidade de passagem. Ao aproximar-se da cabine, o sistema classifica/identifica a categoria do veículo e o valor da tarifa aparecerá automaticamente na tela disponível para o motorista efetuar a conferência. 

Após conferido valor e categoria, o motorista, aproxima seu cartão para pagamento da tarifa, a forma de pagamento será selecionada automaticamente pelo cartão e um recibo será impresso como comprovante da transação. Após o processo de pagamento, a cancela será liberada para que o motorista siga viagem com segurança. 

Segundo a concessionária responsável pela via, funcionários serão direcionados para orientar o motorista de toda a funcionalidade do sistema, bem como efetuar contingências caso necessário. As cabines contam ainda com botão de acionamento para solicitação de ajuda e orientações. 

Os pórticos com sistema de pagamento via cartão de aproximação irão funcionar na fase experimental por um período mínimo de seis meses. “Esta modalidade representa um avanço para a fluidez do tráfego. Hoje já concentramos uma alta demanda de motoristas que passam pelas pistas automáticas pelo pagamento de tags”, afirma Luis Santos, gerente de Operações. 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.