Da Redação
Em 04/06/2024 às 09:56
Na região de Presidente Prudente, são oito praças de cobrança afetadas
(Foto: Arquivo)
A partir desta terça-feira (4), as tarifas de pedágio em todas as praças administradas pela concessionária Eixo SP estão 3,69% mais caras. Na região de Presidente Prudente, são oito praças de cobrança afetadas.
Segundo a empresa, o aumento acompanha o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos últimos 12 meses. O reajuste anual está previsto no contrato de concessão.
A atualização dos valores foi homologada pela Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).
Desconto progressivo
Os motoristas de veículos de passeio (categoria 1) que utilizam o sistema de cobrança automática e viajam pelas 12 rodovias sob gestão da Eixo SP têm descontos progressivos nas tarifas de acordo com a quantidade de vezes que passam pelas praças de pedágio.
O DUF (Desconto de Usuário Frequente) está integrado às operadoras do sistema eletrônico de pagamento de pedágio. O desconto para veículos de passeio começa a contar a partir da segunda passagem realizada na mesma praça de pedágio, no mesmo sentido de fluxo e dentro de um mesmo mês calendário.
Quanto maior o número de vezes que o usuário passa pela praça de pedágio dentro do mesmo mês, maior é o desconto. A redução no valor da tarifa pode chegar a até 90%.
Benefício nas pistas automáticas
Há desconto também aos usuários de qualquer categoria de veículo que utilizam as pistas de cobranças automáticas. Neste caso, a redução é de 5% no valor da tarifa para todos os tipos de veículos que utilizam tags.
Para os veículos de passeio com tag, o benefício de 5% é válido na primeira passagem no mês calendário. A partir da segunda passagem, ocorre a inclusão automática no sistema DUF.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.