Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Reativação do ramal de Panorama a Bauru começa com limpeza de ferrovia

Com SigaMais

Em 30/07/2024 às 09:59

Conclusão dos trabalhos está previsto para 2028, com o retorno das atividades ferroviárias

(Foto: Cedida/AI)

As obras de reativação do ramal ferroviário entre Panorama e Bauru foram iniciadas pela concessionária Rumo Logística, atual gestora da malha. Segundo a empresa, o prazo final para conclusão dos trabalhos está previsto para 2028, com o retorno das atividades ferroviárias, conforme contrato estabelecido com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“Neste momento, as equipes da concessionária estão trabalhando na limpeza da vegetação nos municípios de Bauru e Garça e devem avançar para outras regiões como Marília nos próximos meses”, detalha a empresa.

De acordo com a Rumo, o processo de reativação está organizado em três etapas principais: a primeira consiste na limpeza da vegetação ao longo da linha; a segunda envolve a recuperação da infraestrutura, que inclui correção de erosões e ajuste de cortes e aterros e, por fim, a terceira etapa abrange a recuperação da superestrutura, com a substituição de dormentes, trilhos e lastro de brita, entre outros.

Termo aditivo

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ministério dos Transportes (MT), Tribunal de Contas da União (TCU) e Concessionária Rumo Malha Paulista (RMP) firmaram solução consensual no dia 5 de junho deste ano, para atualização do caderno de obrigações da concessão.  

Foi assinado um termo aditivo para atualizar o documento em que estão relacionados os investimentos destinados a melhorar a eficiência e a capacidade da ferrovia, bem como para aumentar a segurança da operação ferroviária, por meio da minimização de conflitos em áreas urbanas dos municípios.

Em contrapartida, a concessionária entregou à União o trecho entre Presidente Prudente a Presidente Epitácio por falta de interesse em reativar o transporte ferroviário.

Malha Paulista

Com 1.989 quilômetros de extensão de ferrovias que cruzam o estado de São Paulo, a Malha Paulista tem importância estratégica para o Estado de São Paulo por ser uma ferrovia de passagem, que conecta o porto de Santos aos principais polos produtores e exportadores do país, com uma movimentação de mercadorias que gira em torno de 65 milhões de toneladas por ano, entre produtos agrícolas, como milho, soja e açúcar, e carga geral em contêineres. 

A ferrovia também tem uma área de influência que abrange os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Paraná, com atendimento de quatro ferrovias diferentes: Malha Central, Malha Norte, VLI e MRS. (Com informações do Portal SigaMais)

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