Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sandovalina ganha Atlas Escolar com reflexões e exercícios sobre fatos históricos

Da Redação

Em 06/04/2024 às 20:08

Atlas, lançado no formato físico, em breve terá uma versão digital

(Foto: Cedida/AI Unesp)

Sandovalina acaba de ganhar um Atlas Escolar, que traz informações sobre os aspectos físicos do ambiente, com reflexões e exercícios sobre a história do município.

O Atlas é resultado de um projeto de extensão desenvolvido pelo Centro de Estudos em Educação, Trabalho, Ambiente e Saúde (Ceetas) em parceria com professores e alunos da Escola Estadual Profa. Liria Yurico Sumida e apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Procuradoria do Trabalho do Município de Presidente Prudente.

“Algum tempo atrás, não imaginava algo assim. A produção reuniu muita gente em ações coletivas. Conhecemos a realidade regional e denunciamos a grilagem das terras. A pesquisa nos faz entender que podemos muito mais’’, explicou o professor Dr. Thomaz Júnior, coordenador do Ceetas.

A produção do Atlas teve a participação de 14 pesquisadores do Ceetas, sendo 13 da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente e um do campus da FCTE de Ourinhos. 

O trabalho começou em 2021, quando alunos e professores da E.E. Profa. Liria Yurico Sumida testaram o material ainda nas fases iniciais do projeto, fornecendo feedbacks do que seria o modelo ideal na sala de aula. 

A diretora da escola, Edileuza Donizete Rocha Miranda, comemora os resultados alcançados: “Estou orgulhosa. É mais do que uma parceria, é potencial, um sonho realizado. Em uma turma com 22 alunos, 15 foram para universidades públicas este ano’’.

A coordenadora de Gestão Pedagógica, Alessandra Padovan, incentivou novas ações de pesquisa e extensão. “Encurtar as dificuldades dos alunos é continuar trazendo os resultados das pesquisas para as escolas’’. 

Danielle Dias Oliveira é uma das alunas que concluíram os estudos na escola no ano passado e conseguiu três aprovações para cursar Direito e Jornalismo em faculdades estaduais e federais. “O material nos desenvolveu não só como estudantes, mas também como pessoas. O Atlas de Sandovalina mostra a força de instituições públicas’’, opinou.

"É um prazer ver o resultado da atividade de pesquisa, que em sua trajetória também forma recursos humanos. Sem a escola Liria Sumida, não alcançaríamos esse resultado que enriquece o conhecimento. Extensão só acontece com mais lados: a população, a universidade, as escolas e o MPT trabalhando em conjunto’’, disse a vice-reitora da Unesp, Profa. Dra. Maysa Furlan.

Doutor em Geografia, o pró-reitor da Unesp, Prof. Dr. Raul Borges Guimarães, cita a importância do investimento público em Sandovalina. “De 600 municípios de São Paulo, cerca de 100 tem um Atlas. Sandovalina agora é um deles.”

O Atlas, lançado no formato físico, em breve terá uma versão digital, disponível para download gratuitamente. 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.