Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Usina da região implanta plano de emergência para rotas de evacuação

Da Redação

Em 14/03/2022 às 18:38

Ação inclui instalação de placas de sinalização de rotas de evacuação e torres de sirenes

(Foto: Henrique Manreza/AI)

Nos próximos dias, terá início a instalação de placas de sinalização de rotas de evacuação e torres de sirenes na Zona de Autossalvamento (ZAS), área de impacto imediato a jusante da Usina Hidrelétrica Capivara, que fica entre os municípios de Porecatu (PR) e Taciba (SP) - região de Presidente Prudente.

De acordo com a empresa CTG Brasil, responsável pela usina, a ação preventina é realizada em parceria com as defesas civis das cidades visando o processo de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE) na região para orientar a população sobre procedimentos de segurança em áreas de risco.
 
As torres de sirenes, em caso de emergência na barragem, terão o papel de alertar, por meio da emissão de sinal sonoro, a população que vive na ZAS para se dirigirem até o ponto de segurança mais próximo utilizando as rotas de evacuação.
 
“É importante reforçar que todas as ações previstas no PAE são preventivas. Elas visam garantir a segurança estrutural e operacional do empreendimento, bem como proteger e minimizar os impactos à comunidade e ao meio ambiente em uma eventual situação de emergência”, explica Pedro Nunes, gerente de Segurança de Barragem.
 
Nunes destaca que a usina é segura, considerada de baixo risco e opera dentro do que rege a Lei de Segurança de Barragens. “A empresa realiza intenso e permanente trabalho de monitoramento e controle das condições de segurança, com o objetivo de identificar previamente qualquer comportamento irregular. Esse monitoramento é realizado por uma equipe altamente especializada, por meio de processos técnicos e de gestão criteriosos e bem definidos, com uso de tecnologia de ponta e em total conformidade com as diretrizes definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica”, completa Nunes.
 
Próximos passos

A comunidade local e especialmente os moradores que vivem na Zona de Autossalvamento serão informados pela empresa sobre todas as ações a serem executadas referentes ao PAE por diversos meios de comunicação, incluindo carros de som e postagens nas redes sociais.
 
Após a conclusão da implantação das rotas de evacuação e sirenes, a próxima etapa do PAE inclui convidar a população que reside nessas áreas para exercícios simulados de evacuação, em conjunto com as defesas civis municipais.
 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.