*Rubens Shirassu Júnior
Em 14/06/2014 às 12:50
Muitos leitores são fissurados em marcantes personagens, tanto masculinos como femininos da literatura universal. Na brasileira, podemos citar a enigmática Capitu, a mulher dos “olhos de ressaca”, do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis.
Mas há outras personagens da Literatura Brasileira que fazem a cabeça de brasileiros e estrangeiros. As personagens de Jorge Amado, por exemplo, um fascínio permanente pela pureza, simplicidade e naturalidade de Gabriela, Cravo e Canela.
Quantas, que arrebatam corações, proporcionando histórias de amor e desamores, já foram produzidas na história da literatura? Quantas cartas escritas, cartões, nomes gravados em muros e troncos de árvores, canções, poemas já foram criados pelos grandes produtores culturais.
De Homero, Safo de Lesbos, William Shakespeare, que produziu os inesquecíveis Romeu e Julieta, Tristão e Isolda, passando pelo século 19 (Honoré de Balzac, Guy de Maupassant, Bom-Crioulo, de Adolfo Caminha, Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, Madame Bovary, de Gustave Flaubert, O Amante de Lady Chatterly, de D. H. Lawrence, Ligações Perigosas, de Pierre Choderlos de Laclos) até chegar aos clássicos contemporâneos (A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera, O Amor nos Tempos do Cólera, de Gabriel García Márquez, etc.) a grande literatura tem muito de uma história de paixões, amores intensos e tristezas com decepções.
Dessas referências e do percurso podemos extrair interessantes lições. A mudança nos valores, costumes e hábitos acompanhou, mantidas as proporções, profundas transformações históricas e sociais. Se a leitura já é, em si mesma, um ato de degustação, esse prazer nos grandes livros nunca é gratuito.
As tradicionais e respeitadas redes de livrarias, os escritores oferecendo os seus livros pela internet, no Brasil, são o resultado de intenso trabalho e da mobilização destes profissionais. Todos com a mesma meta: Manter as livrarias e a comercialização de livros e e-books associando qualidade e atendimento vip e eficaz. Além de opções variadas de leitura e diferencial de mercado, buscando sempre a satisfação de seus clientes leitores.
Em datas especiais, a exemplo do Dia dos Namorados, abre-se espaço aos gêneros romance de amor, psicologia, comportamento e antropologia, é um bom presente para você que sabe aproveitar as coisas saudáveis e boas da vida, como adquirir o saber com sabor!
*Rubens Shirassu é escritor
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.