ROGÉRIO MATIVE
Em 01/11/2022 às 10:48
Documento de desfiliação será encaminhado ao diretório estadual do partido e Justiça Eleitoral
(Foto: Cedida)
Após 15 anos, o prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas (PSB), anunciou que deixará o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Pela sigla, se reelegeu deputado estadual por três vezes, além de conquistar a cadeira do Executivo em sua segunda disputa.
Alinhado ao presidente Jair Bolsonaro (PL) desde o início de seu mandato como prefeito, Ed alega que a decisão de mudar de partido foi tomada para "garantir a fidelidade aos seus valores pessoais e políticos, que em determinadas situações eram diferentes dos princípios defendidos pela legenda".
Durante as eleições, o prefeito deixou claro o seu apoio a Bolsonaro, além do governador Rodrigo Garcia (PSDB) no primeiro turno, e de Tarcísio de Freitas (Republicanos) no segundo turno; por outro lado, o PSB esteve na chapa formada com o PT nas disputas pela Presidência, com Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo Governo do Estado, com Fernando Haddad.
O anúncio foi realizado na manhã desta segunda-feira (1º). A carta de desfiliação partidária foi assinada com a presença do presidente do diretório municipal do partido, Cleiton Barbalho, e do secretário municipal de Comunicação, Geraldo Gomes, no gabinete do Paço Municipal “Florivaldo Leal”.
O documento de desfiliação será encaminhado ao diretório estadual do partido e Justiça Eleitoral de Presidente Prudente.
Antes do PSB, Ed Thomas era filiado ao MDB, onde conquistou duas eleições como vereador, além do primeiro mandato como deputado estadual.
Novos rumos
Ed Thomas ainda não revelou o nome do novo partido. Contudo, as negociações são para assinatura de filiação ao Partido Liberal (PL). Há a possibilidade de uma segunda via, onde poderia ter maior poder de decisão na renovação de diretório e expansão da sigla na região.
A escolha pode ser oficializada nas próximas horas.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.