Da Redação
Em 20/11/2015 às 17:34
Em Presidente Venceslau, a Câmara Municipal aprovou projeto de lei que obriga o município a realizar triagem auditiva em alunos do ensino fundamental da rede municipal. O objetivo é prevenir dificuldades na fala e no desenvolvimento da escrita, de acordo com o autor da proposta, vereador Raphael Balhestero Junior (PPS).
Caso seja sancionada, a lei estabelece avaliações "aluno por aluno". "Nas dependências da própria escola, em uma sala silenciosa previamente escolhida para esse fim, tem por objetivo a avaliar a audição das crianças sem sintomas aparentes; se detectada qualquer alteração na audição, orientar os pais ou responsáveis para realização de procedimentos mais elaborados, alcançando, assim, o diagnóstico através dos encaminhamentos necessários", explica.
"As perdas auditivas podem trazer sérias consequências para o desenvolvimento da linguagem, como também podem dificultar as relações sociais, comprometer o comportamento escolar, fragilizando as emoções da criança. Por esse motivo, acredito que a triagem auditiva nas escolas é de extrema importância, identificando não somente os casos mais graves, mas também os menos severos e mais comuns”, finaliza.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.