Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Vereador quer substituição de árvores "velhas" em PP

Beatriz Rodrigues

Em 06/09/2011 às 12:48

O vereador Chicão da Maçã do Amor (PSB) solicitou, durante a sessão da Câmara Municipal dessa segunda-feira (5), através de requerimento, para que seja feita a substituição das árvores antigas por outras espécies "mais adequadas", em Presidente Prudente.

Contraditório ou não, Chicão é autor do projeto de lei, aprovado em março, que obriga proprietários de imóveis comerciais e residenciais da cidade a plantarem uma árvore na calçada. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea), apenas em casos especiais acontecerá a retirada de árvores.

De acordo com o vereador, não há contradição em seu pedido. "Não há contradição. O projeto é para plantar árvore onde não tem e apoiar o meio ambiente. Este novo projeto é para melhorar a locomoção das pessoas e garantir a segurança. Essas árvores antigas geralmente são muito grandes, atrapalha a fiação, quebra calçada; é perigoso", defende.
 
Chicão explica que não serão removidas todas as árvores antigas. "Só serão trocadas as árvores que estão atrapalhando a população. Às vezes, para fazer algo novo é preciso desfazer algo mais velho", pontua.

Porém, conforme o engenheiro agrônomo e secretário interino da Semea, Cláudio Mura, a substituição de árvores só acontece quando alguma espécie esteja causando danos aos moradores. "Se estão danificando casas, fiação, as árvores podem ser retiradas. Há até uma lei da arborização urbana que confirma isso. Mas precisamos fazer o estudo técnico e ver se existe realmente risco", avisa.

Meio ambiente prejudicado

Contudo, Mura alerta que a medida de substituição de árvores pode ser prejudicial para o meio ambiente. "Para o meio ambiente não é viável, pois perdemos com a troca de uma árvore já desenvolvida que gera sombra, frutos, purifica o ar, por uma que leva em média de seis a sete anos para realizar a mesma função", explica.

O requerimento segue para o Executivo que, em seguida, encaminhará para a secretaria para análise do pedido.
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.