ROGÉRIO MATIVE
Em 07/10/2012 às 12:48
Durante 53 anos de trabalho no rádio, Galileu fez de tudo um pouco nas áreas de jornalismo, entretenimento e comercial
(Foto: Arquivo/Clube da Viola)
A Rádio Prudente AM 1070 Khz presta homenagem ao radialista Galileu Silva, morto em 2010. Cobrindo as eleições por vários anos, Galileu se tornou uma espécie de voz oficial das apurações em Presidente Prudente.
Era a voz do jargão mais conhecido nestas ocasiões: "da boca da uma para o ouvido do povo". O locutor Lucas Macedo, companheiro de Galileu na cobertura das eleições, fala sobre a importância do radialista na cobertura eleitoral. "Na época era mais complicado. Não tinha toda essa tecnologia. Era mais na raça; hoje está mais fácil", diz.
Em todos os blocos comerciais da programação, a emissora decidiu prestar homenagem ao locutor através de texto reconhecendo seu trabalho e revivendo sua conhecida frase com a recuperação de arquivos radiofônicos.
"Acertava tudo; a gente sempre estava na frente. Com 10 minutos de cobertura na abertura das urnas já tínhamos os nomes delineados", conclui.
Durante 53 anos de trabalho no rádio, Galileu fez de tudo um pouco nas áreas de jornalismo, entretenimento e comercial. Foi da apresentação de programas sertanejos à narração de futebol, atividade iniciada na Rádio Piratininga da Votuporanga. Contava que se espelhou em Heron Domingues, o locutor do Repórter Esso, e apresentador César Ladeira, ambos da Rádio Nacional do Rio de Janeiro; Edson Leite e Fiori Giglioti, na Rádio Bandeirantes de São Paulo; e Geraldo José de Almeida, na Rádio Record de São Paulo.
No início da carreira, Galileu teve os apoios dos colegas José Carlos da Silva, na Rádio São Paulo, e Homero Rabelo, na Rádio Piratininga de Votuporanga; no decorrer dos tempos, de J. Havilla, Caio Plínio e José Nelson; e já em Presidente Prudente, de Carlos Alberto de Arruda Campos. Quando Walter Lemes Soares foi eleito prefeito em 1972, Galileu utilizou pela primeira vez o bordão que o acompanharia para o resto da vida, o "da boca da urna para o ouvido do povo".
A última apuração que cobriu foi a de 2008, quando foi um dos primeiros a anunciar que Milton Carlos de Mello "Tupã" (PTB) tinha sido eleito prefeito de Prudente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.