Da Redação
Em 05/09/2016 às 16:01
Reportagem multimídia traz informações por meio de vídeo, HQ, infográfico e até mesmo um quis
(Foto: Reprodução)
Do que é feito o voto? Elaborada como trabalho de conclusão de curso por estudantes de jornalismo, uma reportagem multimídia oferece respostas sobre o assunto e caminha por temas como mitos, tipos de voto, mudanças, direitos e deveres dos eleitores.
Trabalho produzido pelos estudantes de jornalismo da Faculdade de Comunicação Social “Jornalista Roberto Marinho” de Presidente Prudente (Facopp) - Andrey Franco, Ive Rodrigues, Luma Holanda e Taíne Correa - oferece um serviço ao eleitor visando facilitar a compreensão sobre conceitos políticos, como apuração, votação, siglas, função dos candidatos, coligações, coeficiente eleitoral e partidário.
A reportagem traz como diferencial um site multimídia que, além de textos, também apresenta conteúdos em vídeos, fotos, infográficos, podcast, gif e um game que testa o que foi aprendido durante a leitura.
“A ideia sempre foi oferecer um serviço ao eleitor, trazer a ele da maneira mais simplificada possível o entendimento sobre o voto e a importância dele. O objetivo é desmistificar que política é difícil, que eu não entendo e não preciso entender. Por isso, cada assunto é apresentando numa peça multimídia que melhor lhe caiba, que será mais simples o seu entendimento”, explica o orientador do projeto, o professor e especialista em jornalismo político, Thiago Ferri.
Para a aluna Taíne Correa, a criação do material permitiu que ela pudesse conhecer mais sobre a importância do voto. “Como qualquer eleitora, a partir do nosso trabalho eu pude entender melhor todos os processos do voto e descobri que tem mais do que imaginamos. A reportagem me deu subsídio para compreender que o voto é uma maneira de mudar o que não está certo e melhorar o que está bom”, diz.
“Quando começamos a levantar os temas que seriam retratados no site, me deparei com conteúdos que eu desconhecia, como o quociente eleitoral e partidário, ou então as mudanças nas eleições de 2016. Por meio do nosso trabalho de conclusão de curso, pudemos compreender a importância de exercermos nossos direitos como cidadãos”, conta Ive Rodrigues.
O material está disponível no site: votoprudente.com.br.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.