Da Redação
Em 03/05/2016 às 08:58
Alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos
(Foto: Arquivo)
O prazo para que o eleitor resolva pendências com a Justiça Eleitoral e possa, assim, votar nas eleições de 2016, está chegando ao fim. Quarta-feira (4) é o último dia para tirar título de eleitor, transferir domicílio eleitoral e regularizar o documento cancelado por abstenção.
Nos próximos dias, o sistema de agendamento está suspenso e os cartórios atenderão os eleitores por ordem de comparecimento, das 9 às 18 horas.
Quem deve procurar os cartórios eleitorais
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, para os maiores de 70 anos e para os maiores de 16 e menores de 18 anos. O jovem que completa 16 anos até 2 de outubro – data do primeiro turno – já pode solicitar o documento.
Para o primeiro título, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral levando documento de identidade original e comprovante de endereço recente. Para os homens com idade entre 18 e 45 anos também é necessário apresentar o comprovante de quitação do serviço militar.
Para a transferência, o interessado deve residir há pelo menos três meses no novo endereço. No cartório correspondente ao seu novo domicílio eleitoral, o eleitor deve apresentar documento de identidade original e comprovante de residência.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.