Deputado coloca nome do vereador para prefeito em 2016
Da Redação
Em 24/12/2015 às 13:11
(Foto: Arquivo)
As eleições para Deputado Federal e Estadual por São Paulo em Presidente Prudente no ano de 2014 podem ter adiantado um cenário para o pleito municipal de 2016, com as candidaturas de Izaque Silva (PSDB) e Nelson Bugalho (PV), além de Ed Thomas (PSB) e Fabio Sato (PPS).
Natural de Pirapozinho e vereador em seu sexto mandato, Izaque Silva, 54 anos, obteve o maior número de votos em Prudente no ano passado, com 24.903, ou seja, 22,62% do total – sua votação geral foi 33.724 votos. Este pode ter sido um dos fatores que o colocam como um dos pré-candidatos ao cargo de chefe do Executivo da capital do Oeste Paulista.
“O PSDB tem um pré-candidato, que é o Izaque Silva”, esta é a afirmação do deputado estadual Mauro Bragato, um dos líderes na Executiva Estadual e o principal líder do Diretório Municipal tucano. O parlamentar, que está em seu nono mandato, colocou o nome do vereador prudentino em entrevista para a Rádio Comercial.
O deputado ainda destacou que Izaque Silva “está em pré-campanha”, “trabalhando com bastante com afinco para viabilizar seu nome”. “É vereador por seis mandatos e foi o [candidato a Deputado] Federal mais votado na cidade. Ele tem um know how de votos. E isso é muito importante”, ressaltou.
“Nós temos uma preocupação de mostrar para a população que temos opção. Mas tudo isso é começo de um jogo. Os partidos estão conversando para ver como se chega na reta final. Falar sobre o futuro é complicado. De um modo em geral, o PSDB tem uma prática de negociação. Não somos os donos da verdade”, ponderou Bragato.
Uma preocupação do deputado é que o nome tenha sido testado na opinião pública e com números apontados em pesquisas. “O que se espera é primeiro continuar todo tipo de conversa entre os próprios candidatos e partidos. Em segundo lugar, levar em conta que a gente não é candidato próprio. Eu não posso sair candidato já com a urna correndo da gente. Tem que ser com a alguma viabilidade, por isso existem institutos de pesquisa. Acredito que uma composição deve ser com base na opinião pública”, explicou.
“Nos dias de hoje não dá para sair de peito aberto. Por isso estamos viabilizando alguns nomes. Sempre aparecem alguns nomes. O Izaque é um dos mais antigos vereadores de Prudente. Obviamente tem voto. O partido já fechou e já entendeu que ele é o nome viável”, cravou Bragato.
Outro ponto que pode ser “a favor” de Izaque Silva ser candidato a prefeito em 2016 em Presidente Prudente é a vontade nacional do PSDB de se tornar mais forte com a eleição de prefeitos e vereadores por todo o país. “Sou membro da Executiva Estadual. Estamos trabalhando para ter o maior número de candidatos possíveis no Estado e também na região de Presidente Prudente”, analisou o deputado.
Concorrência
Caso seja viabilizado como candidato ao pleito de 2016, Izaque Silva já tem três possíveis pré-concorrentes: Mateus Godoi, Nei Rena e Valmir da Silva Pinto. Estes são os nomes colocados na mesa pelo prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã, do PTB) como pré-candidatos a sua sucessão como chefe do Executivo de Presidente Prudente por seu partido.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.