Da Redação
Em 25/08/2016 às 10:56
Colocar o empreendedorismo como tema na campanha eleitoral e ter o comprometimento com o apoio aos pequenos negócios. Esses são os objetivos de iniciativa que pretende mobilizar os candidatos a prefeito dos municípios da região de Presidente Prudente a assinarem um termo de compromisso com a adoção de ações voltadas ao empreendedorismo após eleitos.
Os postulantes às prefeituras poderão ir ao Escritório Regional do Sebrae de Prudente para firmarem a adesão à proposta ou assinar o documento online.
A iniciativa conta também com o lançamento do Guia para o Candidato Empreendedor, que reúne informações completas sobre a importância das micro e pequenas empresas (MPEs) na economia, e serve como base para os candidatos conhecerem, de forma detalhada, as vantagens de adotar políticas em prol dos pequenos negócios no município.
As MPEs são 99% do total de empresas existentes no Estado de São Paulo, respondem por 48% dos empregos com carteira assinada e 37% da folha salarial. Além disso, representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB).
O órgão acredita que as prefeituras devem garantir, preferencialmente por meio de chamadas públicas, que pelo menos 30% dos produtos destinados à merenda escolar sejam provenientes da agricultura familiar.
O Sebrae-PP também defende a regulamentação e implementação de tratamento diferenciado às MPEs. "Mais importante que regulamentar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, por meio de Projeto de Lei encaminhado e aprovado pela Câmara Municipal, o prefeito deve transformar seus benefícios em realidade, tirando-os do papel em favor dos pequenos negócios. Dessa forma será possível facilitar a vida dos donos de MPEs, reduzindo a burocracia e os custos de abertura e manutenção de pequenos negócios e ampliando suas oportunidades", diz o órgão, em nota.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.