Da Redação
Em 14/06/2016 às 12:02
Nesta semana, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP) começou a convocar cerca de 500 mil mesários para trabalhar nas mais de 100 mil mesas receptoras de voto ou justificativa nas eleições municipais de 2 de outubro.
Neste ano, cada mesa receptora de votos terá quatro integrantes, enquanto que as mesas receptoras de justificativa contarão com seis eleitores na capital e cinco no interior.
Os mesários são escolhidos, de preferência, entre os eleitores da própria seção eleitoral, e, dentre estes, os que têm nível superior, os professores e os serventuários da Justiça.
O eleitor que for convocado tem cinco dias para contestar a convocação junto ao juiz eleitoral, a partir do recebimento da convocação.
O trabalho de mesário é obrigatório e a dispensa só ocorre em casos excepcionais, após requerimento direcionado ao juiz eleitoral, que decide baseado em nos argumentos apresentados.
Os cartórios eleitorais devem nomear os mesários até o dia 3 de agosto. Os treinamentos para os integrantes convocados deverão ocorrer em agosto e setembro. Os mesários serão informados da data, horário e local pelo seu cartório.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.