Da Redação
Em 19/04/2012 às 17:00
Em Presidente Prudente, o Exército Brasileiro é representado pelo Tiro de Guerra 02-063
(Foto: Arquivo/Rogério Mative)
Na próxima segunda-feira (23), a Câmara Municipal de Presidente Prudente irá transformar a sessão ordinária em sessão informal para prestar homenagem ao “Dia do Exército Brasileiro”, comemorado nesta sexta-feira (19), data em que completa 364 anos.
A homenagem foi aprovada por meio de requerimento de providências de autoria da 15ª Legislatura.
Em Presidente Prudente, o Exército Brasileiro é representado pelo Tiro de Guerra 02-063, que vem, há 65 anos, reforçando a cultura cívica e patriótica dos jovens matriculados, formando reservistas aptos ao chamado da Pátria e colaborando com ações sociais em prol dos munícipes.
Exército Brasileiro
Instituição nacional permanente, o Exército Brasileiro é uma das três Forças Armadas do Brasil, responsável, no plano externo, pela defesa do país em operações terrestres, e, no interno, pela garantia da lei, da ordem e dos poderes constitucionais.
Em tempos de paz, as tropas do Exército estão continuamente preparando-se para atuar em situações de conflito ou guerra. Além disso, são empregadas para a defesa da faixa de fronteira, participação e coordenação de campanhas sociais e garantir a democracia brasileira.
A data da primeira Batalha dos Guararapes (19 de abril de 1648), no contexto das invasões holandesas do Brasil, é tida como aniversário do Exército Brasileiro, já que o inimigo foi combatido pelos defensores das terras de então: brancos, negros e índios.
Nos dias atuais, destacam-se a defesa de áreas estratégicas, particularmente a Amazônia; a participação em atividades subsidiárias de apoio à população; e a projeção de poder, como a participação no cumprimento de missões de paz, particularmente no Haiti.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.
