Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Aos 64 anos, morre ex-vereador e carnavalesco Jorge Galli

ROGÉRIO MATIVE

Em 30/04/2021 às 11:00

Galli foi um dos vereadores homenageados pelo Legislativo no Centenário de Presidente Prudente, em 2017

(Foto: Arquivo/Maycon Morano/AI)

Faleceu na noite dessa quinta-feira (29), aos 64 anos, o ex-vereador e carnavalesco Jorge Galli. O sepultamento foi realizado na manhã desta sexta-feira (30), no Cemitério Municipal São João Batista.

Segundo apuração do Portal, Galli foi internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Guanabara com falta de ar e problema renal. O ex-parlamentar lutava contra o diabetes nos últimos anos.

Diante da suspeita de covid-19, o corpo não foi liberado para ser velado. Apenas o diagnóstico do exame confirmará a causa da morte.

Galli deixa esposa, quatro filhos e netos.

Na primeira

Galli foi eleito vereador  pela primeira vez no pleito de 1997. Reeleito em 2000, quando somou 1.256 votos pelo PSDB. No segundo biênio da 13ª Legislatura, foi eleito como 2º secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal, ao lado de Alfredo Penha (presidente), Ed Thomas (vice), e Luiz Gomes Pedrosa (1º secretário).

Combativo, o ex-vereador enfrentou uma Comissão Processante (CP) com o pedido de cassação de seu mandato em 2002. Foi absolvido no dia 2 de maio daquele ano, em sessão de julgamento.

Ele disputou vaga no Legislativo por mais duas vezes: em 2004, pelo PTB, com 2.090 votos; e em 2008, pelo PSDB, com 1.431 votos.; em ambas terminou como suplente.

Já em 2012, teve o pedido de registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. Tentou emplacar o filho, Rodrigo Galli, em seu lugar, mas não obteve sucesso.

Seguiu nos bastidores

Apaixonado pela política, Galli seguiu atuante nos bastidores. Em 2018, foi um dos autores de denúncia contra o ex-prefeito Nelson Bugalho (PSDB) por ato de improbidade devido a possíveis irregularidades na condução da licitação e assinatura de contrato com Prudente Urbano para operar o transporte coletivo da cidade.

O principal projeto

Galli é autor da lei que criou o serviço de mototáxi em Presidente Prudente e, desta forma, legalizando a profissão que era vista como "clandestina" na época. A medida possibilitou a formação de cooperativas e empresas para a exploração do transporte individual de passageiros na cidade.

Como vereador, foi responsável pela concessão de título de "Cidadão Prudentino" ao ex--prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã), em 2003, e também ao radialista e jornalista Jurandir Gomes (falecido), em 2000.

Atuante no esporte e na cultura, foi autor do projeto que se tornou lei autorizando o município a firmar convênio com a Liga Prudentina de Futebol para a realização de campeonatos amadores na cidade.

Jorge Galli também foi autor da lei que obriga supermercados a possuírem carrinhos para conduzir bebês no município; da lei que estabelece normas de segurança para estabelecimentos denominados como “Pesque e Pague”.

Ao longo de sua carreira política, durante os mandatos dos ex-prefeitos Mauro Bragato e Agripino de Oliveira Lima Filho (falecido), também teve 996 matérias debatidas no plenário, entre requerimentos de informações, providências e indicações.

"A 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente, com pesar, lamenta o falecimento do ex-vereador Jorge Galli. Vereadores e servidores do Legislativo lamentam a perda e manifestam pesar e sentimentos aos amigos e familiares", diz o Legislativo, em nota.

Em 2017, ele foi um dos homenageados pelo Legislativo no centenário de Prudente.

A primeira paixão

Além da política, Galli tinha uma outra paixão que latejava em suas veias: o carnaval. Morador da Zona Leste, ele participou de vários desfiles na cidade como integrante ou dirigente. 

O início foi ainda na adolescência, quando disputava jogos pelo Campeonato Municipal Dente de Leite. "Na década de 70, teve uma escola de samba chamada 'Dente de Leite da Zona Leste', que era formada por garotada, principalmente aqueles que disputavam o campeonato. Entre eles, estava o Galli", recorda o amigo Euclides Marinheiro dos Santos, ex-contador da Câmara Municipal, carnavalesco e historiador.

"Já por volta de 1977, o Galli assumiu a presidência da Escola de Samba Mandrake e com muito empenho conseguiu transformar em Escola Independente da Zona Leste, com situação jurídica legalizada e tudo", diz Marinheiro.

Galli ainda participou ativamente da fundação do Bloco "Comunidade Milagre", que tornou-se posteriormente Escola de Samba Se Sair é Milagre. "Já na década de 90, ele juntou-se com o Hélio Cortez [ex-vereador e carnavalesco] na Unidos do Jardim Paulista, quando foram campeões do carnaval levando um samba-enredo sobre Luiz Gonzaga", cita.    

Em 2011, Galli auxiliou na condução dos trabalhos do Grêmio Recreativo Desportivo Cultural Social (Gredec) Se Sair é Milagre, como presidente de honra. (Colaborou Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal)

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.