Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Aos 81 anos, morre o ex-vereador Newton Alves Martins

Rogério Mative e AI Câmara

Em 12/04/2022 às 09:09

O ex-vereador era 'figura carimbada' nos clássicos disputados no Estádio Prudentão,

(Foto: Arquivo/Leandro Canônico/GE)

Conhecido como 'Papai Noel' pelas ações de marketing e pelo seu jeito folclórico e divertido, faleceu o ex-vereador Newton Alves Martins, em Presidente Prudente. Ele completaria 82 anos no próximo dia 24.

O velório foi realizado durante essa segunda-feira (11), na Casa de Velórios Interplan, em cerimônia de despedida reservada a familiares e amigos. O sepultamento ocorreu no período da tarde, no Cemitério Municipal Campal.

A causa da morte não foi divulgada pela família.

História na política e no comércio

Newton Martins ocupou cadeira no Legislativo durante as 7ª e 8ª Legislaturas. Na primeira, período de 1973 a 1977, na gestão do então prefeito Walter Lemes Soares, também dividiu a Tribuna com Milton Perina Santos, Nelson Porto Alegre, José Alves Sobrinho, Agripino de Oliveira Lima Filho, Dr. Plínio de Arruda Armelin, Kokishi Yamamoto, Feiz Abbud, entre outros.

Em seu segundo mandato, de 1977 a 1983, na gestão do prefeito Paulo Constantino, o parlamento prudentino também era composto por Ubaldo Gomes Corrêa, Ivan Nogueira, Jerônimo Ruiz Garcia, João Altino Cremonezi, Luiz Gonzaga dos Santos e Walter Ribeiro Barbosa.

Newton Martins foi presidente do Legislativo por 30 dias | Foto: AI Câmara

No Biênio 1979/1980, Newton Martins ocupou o cargo de vice-presidente da Mesa Diretora, além de assumir a presidência da Casa de Leis durante um período de 30 dias.

Em 1973, foi um dos integrantes nomeados da Comissão Municipal de Desenvolvimento Industrial, que tinha como objetivo tomar providências para incentivar o desenvolvimento econômico da cidade.

Newton Martins, em 1974, foi um dos quatro nomeados da Comissão Especial do Museu Municipal de Presidente Prudente. Assim, também integrou a primeira diretoria executiva da Fundação “Museu Histórico Municipal”, no ano seguinte. 

Além de Newton Alves Martins, o grupo também era integrado pela Professora Maria de Lourdes Ferreira Lins, pelo Professor José Machado de Almeida, por Luiz Maurício Sandoval e a Professora Marina Bologna.

Autodidata

No tempo em que conceitos de publicidade e marketing estavam distantes do mundo acadêmico, Newton Alves Martins foi gerente de marketing da extinta Brasimac, quando atuou por vários anos na expansão da empresa pelo país.

Nascida em Prudente na década de 1950, a rede de lojas de eletrodomésticos foi uma das maiores do segmento. Suas últimas 23 lojas foram adquiridas pelo Magazine Luiza em 2003, após a falência decretada.

Minuto de silêncio

Durante a sessão ordinária na noite dessa segunda-feira, os parlamentares fizeram um minuto de silêncio em respeito ao ex-vereador. "O Legislativo manifesta pesar aos familiares e amigos pelo falecimento do ex-vereador Newton Alves Martins", diz a Câmara Municipal, em nota.

Sempre ativo

Apaixonado por futebol e política, Newton Martins sempre marcava presença nas arquibancadas e nas urnas.

Era 'figura carimbada' nos clássicos disputados no Estádio Prudentão, além de acompanhar os times da cidade nas divisões inferiores. Em 2009, foi personagem de matéria realizada pelo Globo Esporte ao utilizar uma camisa mista do Palmeiras e do Corinthians, apesar de ser tricolor.

Nos pleitos municipais, fazia questão de concorrer ao Legislativo. Sua última candidatura foi na eleição passada, em 2020, quando disputou o cargo de vereador pelo PSL levando seu apelido 'Papai Noel' nos santinhos. Na ocasião, teve 61 votos.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.