Por Maria Clara Catuchi/AI Câmara
Em 18/09/2024 às 12:00
Reunião pontuou escolha dos vereadores mirins e treinamento que será feito antes da discussão das propostas
(Foto: Maria Clara Catuchi/AI Câmara)
Uma reunião entre integrantes da Câmara Mirim, projeto desenvolvido pelo Legislativo Machadense, e a coordenação do Colégio Gênesis Objetivo de Álvares Machado, definiu a data da próxima sessão mirim, que ocorrerá no Plenário Vereador Sebastião Antônio Pereira.
O projeto busca incentivar a participação ativa dos jovens na sociedade servindo como ferramenta na formação de cidadãos conscientes e participativos. O objetivo é fomentar a compreensão dos estudantes sobre o funcionamento do Legislativo. Dessa forma, os alunos aprendem sobre elaboração de leis, o papel dos parlamentares e o processo democrático na discussão e votação de propostas.
Nesta terça-feira (17), os servidores legislativos Diogo Ramos Cerbelera e Matheus Teixeira, responsáveis pela condução do projeto, pontuaram sobre as etapas que antecedem a sessão, desde a escolha dos vereadores mirins até o treinamento que será feito antes da discussão das propostas em plenário, prevista para o dia 4 de outubro.
“Alinhamos a data da sessão de ensaio e também como funciona a parte da elaboração das propostas, como requerimentos e projetos de lei a serem votados pelos vereadores mirins na sessão oficial”, pontua Cerbelera, que é procurador jurídico da Câmara Municipal e atual coordenador do projeto.
Teixeira ressalta a importância da atividade legislativa para os jovens estudantes. “Ainda que a maioria dos estudantes não seja eleitora, todos já são seres políticos. Por isso, este projeto é fundamental para contribuir na formação cidadã deles, a fim de que cada vez mais exerçam papéis ativos e crítico-reflexivos onde moram”, afirma Teixeira.
O colégio já participou do projeto da Câmara Mirim antes da pandemia, em 2019. A coordenadora da unidade, Maria Cristina Souza, ainda se recorda do desempenho dos alunos naquele ano.
“Nos anos anteriores em que participamos, os alunos gostaram muito e tiveram um ótimo desempenho. Eles levaram várias propostas diferentes e puderam conhecer mais como funciona o trabalho de um vereador”, pontua.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.