Da Redação
Em 29/06/2023 às 16:29
Participantes escreveram uma redação a partir dos temas abordados nos três encontros anteriores, que elegerá os 13 vereadores da 1ª Legislatura Jovem
(Foto: Thaís Bravin Carmello/Assessora Parlamentar)
A Câmara Municipal de Presidente Prudente, por meio da Escola do Legislativo “Vereadora Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima” e a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas da Juventude, certificou os jovens participantes do Parlamento Jovem como "Multiplicadores de Cidadania".
O quarto encontro do programa, que ocorreu nessa quarta-feira (28), teve início com um concurso cultural. Os participantes escreveram uma redação a partir dos temas abordados nos três encontros anteriores, que elegerá os 13 vereadores da 1ª Legislatura Jovem. Em seguida, ocorreu o ato de entrega de certificados.
Participaram do encerramento, o chefe do Legislativo prudentino, vereador Tiago Oliveira; o diretor presidente da escola, vereador William Leite, o presidente da frente parlamentar, vereador Wellington Bozo, e a vice-presidente da Casa de Leis, vereadora Professora Joana D’arc.
Durante o programa, Matheus Campos Maciel avaliou a realização do Parlamento Jovem. “Acho que é uma ideia boa para nos tornarmos cidadãos e termos conhecimento básico de toda a política no município e sobre o Estado”, pontuou o jovem.
“Toda pessoa precisa ter o conhecimento básico, mas a maioria da população não tem. Esse conhecimento ajuda não só para a eleição, mas para a vida, para nos tornarmos melhores pessoas na vida escolar, na faculdade, qualquer coisa que precisar”, projetou Matheus.
Outra participante, Amarilys Conde Bueno também enalteceu o evento como “bastante interessante”. “Aprendi muita coisa que não sabia e acabei aprendendo. É um assunto bem interessante para quem gosta”, ponderou.
O pai da jovem, Thiago Silva, trouxe a filha para o primeiro encontro, acabou assistindo a todos e também foi certificado pela Escola do Legislativo. “Muito boa essa iniciativa do Parlamento Jovem. Acho muito interessante, pois serve muito para o enriquecimento deles neste processo de aprendizagem para ser um cidadão melhor para nossa cidade”, reforçou.
1ª Legislatura Jovem
A partir das redações elaboradas pelos participantes do Parlamento Jovem nessa quarta-feira, uma banca externa à Câmara já iniciou o processo de avaliação para a escolha dos 13 vereadores eleitos. Cabe ressaltar que cada jovem recebeu uma folha pautada sem o nome, apenas com um código, que o avaliador não tem a referência de quem escreveu.
Além dos eleitos, também serão definidos os suplentes, caso algum dos jovens participantes não possa comparecer nas sessões ordinárias que serão realizadas entre agosto e novembro de 2023. O critério de desempate para a ordem de suplência será pela idade, sendo o primeiro escolhido o mais novo.
Na primeira sessão de agosto, ocorrerá a sessão solene de posse da 1ª Legislatura Jovem da Câmara de Presidente Prudente; na semana seguinte, devem receber uma formação sobre os trabalhos do Legislativo, as ferramentas de fiscalização e administração da Casa; e, na terceira semana, a sessão ordinária de instalação da Legislatura e eleição da Mesa Diretora.
Durante as três sessões ordinárias seguintes, os vereadores jovens devem discutir problemas levantados pelos mesmos, bem como a elaboração do Regimento Interno do Parlamento Jovem.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.