Da Redação
Em 31/07/2023 às 10:48
Encontro foi planejado pela escola em conjunto com os palestrantes após a série de ataques e ameaças que ocorreram em todo o Brasil
(Foto: Arquivo)
A Escola do Legislativo “Vereadora Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, da Câmara Municipal de Presidente Prudente, promove o Encontro Regional de Segurança no Ambiente Escolar. O evento será no dia 10 de agosto, às 9h.
Durante a ação, que é aberta ao público, serão realizadas duas palestras. A primeira, pelo promotor da Infância e Juventude e integrante do Grupo Especial de Educação (Geduc) do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), Marcos Akira Mizusaki. A segunda, será em conjunto pelos coronéis da reserva da Polícia Militar, Alexandre Fontolan e Silvio César Silva de Almeida Saraiva.
As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser realizadas pelo seguinte link: https://forms.gle/8arD64V5NNUFwhK96.
Objetivo
O encontro foi planejado pela escola em conjunto com os palestrantes após a série de ataques e ameaças que ocorreram em todo o Brasil no primeiro semestre, além da audiência pública que foi realizada na Câmara Municipal, no dia 26 de abril.
“A ideia é capacitar a comunidade de Presidente Prudente e todo o Oeste Paulista, por meio das escolas públicas, particulares, outras instituições de ensino, no sentido de instruir e precaver qualquer tipo de incidente. Essas palestras foram pensadas neste caminho. Estamos atentos às preocupações da população”, explica o diretor presidente da Escola do Legislativo, vereador William Leite.
Para o encontro, o parlamentar aponta que se reuniu com o presidente da Câmara, vereador Tiago Oliveira, juntamente com os coronéis Alexandre Fontolan e Silvio Cesar Saraiva. “Eles já estão disseminando, através de atividades presenciais e remotas, uma metodologia que busca promover reflexão e procedimentos, além do fortalecimento de responsabilidades para a diminuição dos impactos que os ataques aos ambientes escolares vêm provocando”, pondera.
Já o coronel Saraiva aponta que a ideia também é poder discutir e apresentar o que já está sendo feito. “A escola é uma das principais instituições da nossa sociedade. Teremos a oportunidade de mostrar para toda a região o que já está sendo feito, no sentido de se criar um protocolo, para que cada unidade possa se adaptar à sua realidade, seja de estrutura, quantidade de funcionários ou de alunos, diferença de idades, bairro, enfim, cada um na sua peculiaridade, mas pensando no bem principal do ambiente escolar, que é a família”, adianta o coronel Saraiva.
“A metodologia passa pela compreensão que há quatro pilares que precisam estar diretamente cientes e participativos no processo de restabelecimento da segurança, que são eles: Família, Escola, Poderes Constituídos e Sociedade em Geral”, acrescenta.
Promotor Marcos Akira Mizusaki
Marcos Akira Mizusaki é Promotor Titular da Infância e Juventude de Presidente Prudente, integra o Grupo Especial de Educação – Núcleo de Presidente Prudente (Geduc). Formado em Direito pela Toledo, é especialista em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público e Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina-PR.
O Geduc atua na identificação, prevenção e repressão aos atos ou omissões capazes de corresponder à violação ou à ameaça de lesão a interesses difusos e coletivos relativos ao direito à educação, em especial aos princípios assegurados na Constituição Federal.
Coronel Fontolan
Alexandre Fontolan é Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, com mais de 30 anos de experiência em Gestão de Segurança Pública e Privada; Bacharel em Direito pela EDUVALE – Avaré/SP.
Coronel Saraiva
Silvio César Silva de Almeida Saraiva é Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, com mais de 33 anos de experiência em Gestão de Segurança Pública e Privada; Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Toledo – Presidente Prudente-SP.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.