Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Escola do Legislativo certifica participantes do Parlamento Jovem

Da Redação

Em 11/04/2024 às 18:51

Encontro foi dividido em duas etapas: de início, os adolescentes participaram de um concurso cultural

(Foto: Helena Puerta/Câmara)

Nessa quarta-feira (10), a Escola do Legislativo “Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, da Câmara Municipal de Presidente Prudente, promoveu o quarto e último encontro da primeira etapa da 2ª edição do Parlamento Jovem – Programa Multiplicadores de Cidadania.

O encontro foi dividido em duas etapas: de início, os adolescentes participaram de um concurso cultural que elegerá os 13 vereadores da 2ª Legislatura Jovem – a divulgação será por meio de uma transmissão ao vivo no dia 17 de abril pelas redes sociais do Legislativo.

Na ocasião, os jovens receberam uma folha pautada contendo apenas um número que servirá para identificá-los no momento da divulgação e realizaram uma redação sobre os conteúdos abordados durante os três encontros anteriores.

Após o concurso, os participantes receberam certificados de “Multiplicadores de Cidadania” pela organização do programa. O presidente da Câmara, vereador Tiago Oliveira, apontou a “oportunidade rara” dos jovens terem participado dos encontros. 

“Às vezes não damos muita importância, mas isso acrescenta muito em nossa vida como cidadão, em jovens que projetam. Se tem uma característica que o jovem não pode deixar de ter é de se projetar: de projetar uma família, carreira, vida financeira equilibrada. A escola do legislativo tem esse objetivo”, afirmou.

O diretor presidente da escola do legislativo, vereador William Leite, mencionou a felicidade dos estudantes “terem aceitado esse desafio” de participarem do programa Parlamento Jovem. “O mais importante é que seja despertado em vocês, que todos têm condições daquilo que quiserem, são capazes, têm potencial, podem enfrentar os desafios que aparecer na vida de vocês. Sintam-se todos vitoriosos pelo desafio vencido”, aconselhou.

Ao finalizar a fala dos parlamentares prudentinos, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude, Wellington Bozo, projetou a importância do ato: “Quando há a presença de jovens na política, o país progride. É progresso para todos”.

A estudante Roberta Barra Rosa Citrangulo, da Escola Estadual “Professora Fátima Aparecida Costa Falcon” ressaltou que “foram encontros úteis e agradáveis”. “Destaco o terceiro, que teve a participação da Justiça Eleitoral, no qual conhecemos a urna e também fizemos a simulação do voto”, mencionou.

Já Mateus Santos de Menezes, aluno da Escola Estadual “Professora Maria Luiza Bastos”, classificou o programa como “muito satisfatório”. “Deu para entender bastante coisa sobre como funciona a política, a arrecadação de impostos, os gastos públicos, como funciona a Justiça Eleitoral e também a história do Brasil”, contou.

A aluna do Colégio Presbiteriano, Ana Luiza Leal, apontou que gostou de participar e que o que mais marcou ela foi o “entusiasmo das figuras públicas que vieram conversar e o quanto eles motivaram a continuar”. “Isso nos ajuda a seguir nossos sonhos e também a história de vida deles”, acrescentou.

O estudante do Colégio Múltiplus João Pedro Yakabe Consensqui mencionou a qualidade dos materiais didáticos distribuídos. “Pude olhar um pouco melhor depois dos encontros e ver o conteúdo”, explicou. “Também pude saber o que está rolando e como acontece a política. Para a vida eu vou levar a questão do terceiro dia, sobre a questão da tributação e da votação, além do primeiro, sobre o funcionamento dos Três Poderes”, pontuou.

A coordenadora e professora a E. E. “Professora Maria Luiza Bastos”, Adriana Napolitano de Mezas Caldeira, participou dos quatro encontros acompanhando os estudantes e elogiou a programação. “Os encontros foram muito bacanas e enriquecedores para nossos alunos. Trabalhamos essa questão na teoria, na sala de aula. E mostrando aqui os profissionais, os poderes diferentes, foi bacana os alunos vivenciarem isso, a simulação de uma eleição na urna, também”, ressaltou.

O professor de Filosofia e Sociologia da rede Sesi e diretor da Escola Estadual “I.E Fernando Costa”, Tiago da Fonseca, ressaltou que “os alunos estão trazendo várias curiosidades”. “Então, eles querem conhecer e aprender, já brota neles essa raiz de querer se informar sobre as coisas que acontecem na cidade, na política, na vida e no dia a dia do cidadão”, projetou.

Além dos parlamentares já citados, também esteve presente durante a entrega de certificados a vice-presidente da Câmara, vereadora Professora Joana D’arc; além dos palestrantes Edmar Aparecido da Silva e Ricardo Hiroshi Idagawa, da Escola de Governo do Estado de São Paulo (Egesp), da Secretaria da Fazenda em Presidente Prudente.

Os novos multiplicadores de Cidadania de Presidente Prudente são os adolescentes:

Ana Laura Duarte dos Santos

Ana Luiza Leal Gonçalves

Ana Valentina Evangelista Silva

Bruna de Jesus Pinheiro

Carolina Moreira de Souza Santos

Catharyna Franco Freire

Estela Samira de Menezes Cardoso

Fernanda Gabriele Belizario Lima

Giovana Queiroz Gonçalves

Isabela Nogueira Silingowschi Pereira

João Miguel Oliveira Campos

João Pedro de Oliveira Lima

João Pedro Yakabe Consensqui

Julia Oliveira Pelegrino

Lara Nicole Gonçalves Lima

Lavignia Hikari Sato Barros

Léo Diogo Pires Comitre Klebis

Leonardo Silva Ramos

Letícia Samira Alves de Azevedo

Marcos de Souza Pereira

Maria Clara Cuba Lorente

Maria Fernanda Silva de Oliveira

Mateus Santos de Menezes

Mayully Correa Leal Silva

Miguel Henrique Pereira Domingues

Miguel Rosa dos Santos

Natália Calixto Rosati

Nicoly Vitória Verisimo Maciel

Rafaela Ohana

Roberta Barra Rosa Citrangulo

Samuel Lopes da Silva

Thaila Bianca

Yasmim Caminagui de Oliveira

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.