Da Redação
Em 09/01/2023 às 11:11
Um dos objetivos da Escola do Legislativo será no auxílio da capacitação de funcionários, voluntários e assistidos das entidades assistenciais da cidade
(Foto: Thaís Bravin Carmello/Assessora Parlamentar)
Com o plenário lotado de autoridades, entidades e instituições, a Câmara Municipal de Presidente Prudente instituiu a Escola do Legislativo. A regulamentação e nomeação da diretoria foi feita em encontro aberto ao público na sexta-feira (6). O documento foi assinado pelos vereadores Tiago Oliveira (Presidente), Nathália Gonzaga (1ª Secretária) e Wellington Bozo (2ª Secretário).
Também fez parte do ato a vice-presidente da Casa de Leis, vereadora Professora Joana D’arc (Vice-Presidente). E o vereador William Leite foi nomeado Diretor Presidente Parlamentar da escola. Também estiveram presentes os vereadores Douglas Kato e Joãozinho da Saúde.
“Uma escola forma pessoas, proporciona convivência, cria pontes e abre as mentes. Para além de sua implantação, a Escola do Legislativo também faz parte de um processo de modernização que a Mesa Diretora buscará implementar na Câmara de Presidente Prudente, dando continuidade ao trabalho dos ex-presidentes Dr. Enio Perrone e Demerson Dias”, destacou o chefe do Legislativo, vereador Tiago Oliveira, durante a abertura.
O encontro foi acompanhado pelo prefeito, Ed Thomas; a prefeita de Presidente Venceslau, Bárbara Vilches; o vice-prefeito, Izaque Silva; o ex-prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã); o ex-presidente da Casa e ex-vice-prefeito Marcos Vinha; o ex-presidente e autor da lei que criou a escola, Valmir da Silva Pinto; e a ex-presidente vereadora Profª Alba Lucena Fernandes Gandia.
Também estiveram presentes os presidentes das Câmaras de Emilianópolis, Paulo Porrete; de Anhumas, Alessy Rodrigues de Oliveira; de Tarabai, José Marcos Barbosa; de Presidente Venceslau, Marcio Francisco de Oliveira; de Iepê, Frank Gonçalves. Além dos vereadores Álcio Roberto Ikeda Jr. e Paulo Cesar Cervelheira de Oliveira, de Adamantina; Ricardo Jock, de Pres. Venceslau; Alexandre Peres Cangussu, de Martinópolis; e Marcelo Balloni, de Presidente Bernardes.
Tiago Oliveira ressaltou que um dos objetivos da Escola do Legislativo também será no auxílio da capacitação de funcionários, voluntários e assistidos das entidades assistenciais da cidade. “A Escola do Legislativo tem diversas atribuições, porém, um dos principais objetivos é atender em primeiro lugar quem mais precisa. E as entidades atendem milhares de pessoas. Contem com isso e cobrem para que possamos cumprir este objetivo”, apontou.
Ato
A Escola do Legislativo foi criada por meio da Lei Nº 8.999/2015, aprovada por meio de projeto de lei de autoria do então vereador Valmir da Silva Pinto e promulgada pelo presidente à época, vereador Enio Perrone.
Para realizar alguns de seus propósitos, a Escola do Parlamento deverá firmar parcerias e convênios. Durante o evento foram exibidos dois vídeos de professores convidados que já confirmaram a participação: o promotor de Justiça aposentado, professor e autor, Dr. Luiz Antônio Miguel Ferreira; e o professor Dr. e comandante do CPI-8, coronel PM Adriano Aranão.
Além do diretor presidente parlamentar, vereador William Leite, a Escola do Legislativo também conta com o diretor acadêmico, o servidor Maycon Henrique Mariz Morano, que é lotado atualmente no cargo de Diretor de Comunicação Institucional.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.