ROGÉRIO MATIVE
Em 09/01/2024 às 10:22
Constantemente presente nas disputas eleitorais, Paulo Yamane foi eleito vereador no pleito de 1996
(Foto: Arquivo Pessoal)
O esporte e a política perderam, nessa segunda-feira (8), Paulo Yamane. Lenda do beisebol, o ex-vereador faleceu aos 75 anos, em Presidente Prudente. O corpo é velado na Casa de Velórios Athia.
Natural de Bastos, Yamane iniciou sua trajetória de sucesso no esporte em 1971, quando chegou à capital do Oeste Paulista para integrar a equipe da Associação Cultural, Agrícola e Esportiva (Acae) e, ao mesmo tempo, estudar.
Em 1986, começou sua carreira como treinador de beisebol colecionando vários títulos e participações importantes na seleção brasileira. Seguiu como técnico da modalidade até 2021; no ano seguinte, foi homenageado com a realização de um torneio na Acae.
Desportista nato, também praticou futebol de campo e futebol de salão em Presidente Prudente entre as décadas de 1960 e 1980.
Yamane também foi durante muitos anos funcionário da antiga Telesp, onde se aposentou e depois veio a trabalhar no Grupo Matsuda.
Constantemente presente nas disputas eleitorais, Paulo Yamane foi eleito para a 12ª Legislatura, que ocorreu de 1997 a 2000, com 1.429 votos; foi vice-presidente no Biênio 1999/2000 e exerceu a chefia do Legislativo Prudentino por um período, no último ano do mandato.
O prefeito à época era Mauro Bragato e o vice-prefeito, o hoje vereador Enio Perrone.
No período de vereança, Paulo Yamane dividiu a tribuna com nomes como Antonio Luiz Mello (o mais votado à época), do hoje vice-prefeito Izaque Silva, da Profª Alba Lucena, Wilson Portella, Prof. Caetano, Regina Penati e Sérgio Jorge.
Nos últimos anos, o ex-vereador concorreu nas eleições de 2016, conquistando 552 votos pelo PHS, e 2020, pelo Patriota, fechando com 504 votos.
O prefeito Ed Thomas (sem partido) decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-vereador Paulo Yamane. O decreto foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Município, nesta terça-feira (9).
O chefe do Executivo lamentou a morte de Yamane. “Um dos grandes nomes do beisebol prudentino e também ex-vereador, nos deixou hoje aos 75 anos. Uma grande perda para toda a comunidade prudentina”, declarou.
O corpo de Paulo Yamane será sepultado às 16h40 desta terça-feira (9), no Cemitério Municipal São João Batista. (Colaborou Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.