Da Redação
Em 24/10/2024 às 11:02
Com emendas parlamentares, LOA estima orçamento em R$ 124,6 milhões
(Foto: Cedida/AI Câmara)
A Câmara Municipal de Álvares Machado debateu, nesta semana, o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2025. Durante audiência pública realizada no Plenário Vereador Sebastião Antônio Pereira, os vereadores sugestionaram mudanças na propositura, de autoria do Executivo, que estima a receita e fixa a despesa do município para o próximo ano em R$ 124,6 milhões.
O encontro foi comandado pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos, vereador Pedrinho do Coral (PSD). A audiência pública contou com a presença de todos os nove parlamentares da Casa de Leis, além dos servidores do Legislativo.
"A princípio, o parecer é pela legalidade do projeto e pelo seu prosseguimento com algumas recomendações. A mais importante vem do próprio Tribunal de Contas, que se refere sobre o acompanhamento e monitoração da execução orçamentária do município. O TCE-SP tem exigido cada vez mais que a Câmara tenha uma atuação no controle das políticas públicas e de fiscalização. A falta de indicação de metas prejudica a fiscalização", comenta o procurador legislativo, Diogo Ramos Cerbelera.
Durante a audiência, a presidente do Legislativo, Estela do Escritório (PP) indicou a necessidade de majoração dos valores elencados na peça orçamentária para a manutenção do Terminal Rodoviário e de estradas rurais. Já o vereador Cláudio Salomão (PP) sugestionou maior divulgação do orçamento municipal à população.
Com transmissão ao vivo pela internet, a população participou enviando sugestões e questionamentos. Entre os assuntos, recursos para construção de casas populares, investimento em pavimentação e iluminação pública, reforma do campo municipal e ampliação do cemitério municipal.
Trâmite
Após a apresentação de emendas parlamentares ao texto original enviado pelo Executivo, a Comissão de Finanças e Orçamento da Casa de Leis realiza a análise das modificações e da propositura, emitindo parecer até o dia 26 de outubro.
A projeção é de discutir o projeto de lei em sessão ordinária no dia 12 de novembro. Cabe ressaltar que o expediente será reduzido para 30 minutos, conforme aponta o Regimento Interno. (Com Assessoria de Imprensa)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.