Da Redação
Em 02/01/2023 às 08:41
Quarteto será responsável pela condução dos trabalhos do Legislativo pelos próximos dois anos
(Foto: Maycon Morano/AI)
A composição mais jovem da história e, pela primeira vez, com uma mulher negra. Além disso, a Mesa Diretora da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente contará com duas mulheres. Desta forma, o quarteto será responsável pela condução dos trabalhos do Legislativo pelos próximos dois anos.
O novo chefe do Legislativo é membro ativo da Igreja Católica, pregador, palestrante e ministro extraordinário da eucaristia. Tiago Oliveira (PTB) está em seu primeiro mandato, após concorrer em três eleições.
É natural de Presidente Prudente, formado em Educação Física e Pedagogia; é professor de educação física, ensino religioso e filosofia no Colégio Cristo Rei. O vereador também foi coordenador de Políticas Públicas para a Juventude do município.
Primeira mulher negra eleita
A primeira secretária é a vereadora Nathália Gonzaga da Santa Cruz (PSDB), formada em Serviço Social, a primeira mulher negra eleita e também a ocupar um cargo na Mesa Diretora.
Filha do ex-vereador Natanael Gonzaga da Santa Cruz, tem atuação nos bairros da zona norte, como Jardim Regina, Jardim Estoril, Inocoop, entre outros. Atuava junto ao pai nos bastidores da política desde muito jovem e pelos menos favorecidos, participando ativamente das campanhas do agasalho e Natal Sem Fome.
Wellington Bozo (MDB) é o segundo secretário da nova Mesa Diretora. O parlamentar está em seu primeiro mandato eleito vereador, além de ter assumido uma cadeira durante quase toda a 17ª Legislatura, enquanto suplente do PSDB.
Na sigla, inclusive, atuou como presidente da Juventude no município e foi vice-presidente estadual. Começou o trabalho junto à comunidade com ações sociais, participou de movimentos de jovens, seja no bairro, na igreja ou em grêmios estudantis. Pelo trabalho, recebeu prêmios Jovem Voluntário.
Já a vice-presidente é a vereadora professora Joana D’arc (PSB), que em sua primeira aula teve o sonho de lecionar. Ajudava a família trabalhando desde cedo, mas sempre estudando para manter seu sonho vivo.
Sonho realizado, foi professora na Escola Estadual Cleofano Mota, de Taciba; na Escola Nirma Jorge, no IE Fernando Costa e no Arruda Melo, em Presidente Prudente. Possui décadas de magistério e ficou conhecida, principalmente, como diretora das escolas estaduais Clotilde Veiga de Barros e Monsenhor Sarrion.
Na prática
O mandato da Mesa é de dois anos, além de ser vedada sua recondução para o mesmo cargo dentro da mesma Legislatura.
O mesmo dispositivo trata das atribuições da Mesa Diretora, como dirigir os trabalhos em plenário, durante as sessões; propor projetos de resolução de criação ou extinção de cargos da Câmara, além de decretos legislativos sobre licença ao prefeito e vice para afastamento do cargo, ou, ainda, autorização para o chefe do Executivo se ausentar do município por mais de 15 dias
A Mesa também pode propor a criação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e tem a atribuição de expedir as dotações orçamentárias da Câmara; opinar sobre as reformas do Regimento Interno; entre outras ações.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.