Advogado e político, teve currículo marcado por serviços à comunidade
*Maycon Morano
Em 06/12/2025 às 21:19
Advogado e político, Valdemar exerceu o mandato de vereador em Presidente Prudente por três vezes, durante um dos períodos mais simbólicos das últimas décadas
(Foto: Arquivo/Museu Municipal)
Neste sábado (6), a política e a advocacia prudentinas se despediram de Valdemar de Souza Mendes. Vereador por três mandatos, ele deixa legado marcado por serviços à comunidade.
Valdemar Mendes tinha 80 anos. Após sentir dores no quadril, permaneceu internado por 18 dias. Seu corpo foi sepultado nesta tarde, no Cemitério Municipal São João Batista, após ser velado na Câmara Municipal.
A Prefeitura decretou luto oficial por três dias. "A Câmara Municipal de Presidente Prudente manifesta profundo pesar pelo falecimento de Valdemar de Souza Mendes, advogado, ex-vereador e presidente desta Casa Legislativa. Mendes foi de grande relevância para a vida pública prudentina, contribuindo de maneira significativa para o fortalecimento de nosso Legislativo", cita o Legislativo, em nota.
O primeiro e único
Advogado e político, Valdemar exerceu o mandato de vereador em Presidente Prudente por três vezes, durante um dos períodos mais simbólicos das últimas décadas: o final da Ditadura Militar de 1964-1984, as Diretas Já e o processo de redemocratização do país.
Foi eleito pela primeira vez para a 8º Legislatura, que ocorreu de 1º de fevereiro de 1977 (na ocasião, sob o governo Geisel, o Brasil vivia um momento de contradição entre a “abertura lenta, gradual e segura” e o endurecimento do regime, marcado pelo Pacote de Abril, com o fechamento do Congresso Nacional) a 31 de janeiro de 1983 – quando tiveram início as Diretas Já, em março daquele ano.
Durante estes seis anos de mandato parlamentar, Valdemar Mendes foi eleito e empossado em 1º de fevereiro de 1981 como o 37º presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente. O primeiro homem preto a ocupar a cadeira mais importante da casa que representa o povo – e único até os dias atuais, em 102 anos de Parlamento.
Aliás, em seu mandato chefiando o legislativo municipal, o advogado também deu posse para a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Câmara, mesmo que brevemente enquanto suplente: a professora Amélia Barreto Cervato, conhecida como a torcedora símbolo do extinto Coríntians de Presidente Prudente.
Neste primeiro mandato, o prefeito da cidade era Paulo Constantino, com o vice-prefeito Benedicto Apparecido Pereira do Lago (Professor Ditão). Valdemar Mendes, neste período, ladeou as fileiras do parlamento com figuras históricas, como Ubaldo Gomes Corrêa, Ivan Nogueira de Almeida, Agripino de Oliveira Lima Filho, José Shigueki Yamamoto e Luiz Gonzaga dos Santos (Professor Lugo).
Seu segundo mandato foi exercido durante a 9º Legislatura, que ocorreu de 1983 a 1988. Contudo, foi suplente e assumiu a cadeira definitivamente em 4 de junho de 1984. O município era conduzido na ocasião pelo prefeito Virgílio Tiezzi Júnior, com o vice Mariano Rodrigues Netto. Dentre vereadores do período, nomes como Rufino de Campos, Tadashi Kuriki e Walter Mário Quizini.
Por fim, também foi eleito para a 10ª Legislatura, de 1989 a 1992. Este mandato, após a Constituição Federal de 1988, ficou incumbido da elaboração da Lei Orgânica do Município – que vigora até os dias atuais, além do primeiro Regimento Interno da Casa de Leis prudentina.
À época, o prefeito da cidade foi Paulo Constantino com Agripino de Oliveira Lima Filho de vice-prefeito. Além disso, Valdemar Mendes ladeou a Tribuna da Casa com a primeira mulher a iniciar e concluir um mandato na história da cidade, a vereadora Prof. Alba Lucena Fernandes Gandia – que se tornou a primeira e única mulher a assumir a Presidência da Casa de Leis (2011/2012).
No segundo biênio desta legislatura, Valdemar Mendes assumiu o cargo de 1º Secretário da Mesa Diretora, que contava com João Altino Cremonezi na Presidência, o professor Flávio Alberto Cezário como vice-presidente e a 2ª secretaria conduzida por José Hélio Cortez. O mandato também contou com outras figuras importantes da política prudentina, como José Caetano da Silva, Júlio Braga Filho e Wilson Portella Rodrigues.
Valdemar de Souza Mendes exerceu a vereança em nossa cidade por quase 15 anos, assumiu o maior cargo do parlamento e deixou um importante legado de serviços prestados para nossa comunidade.
Nascido em 2 de novembro de 1945, o advogado e político faleceu nessa sexta-feira (5).
*Pesquisa histórica e texto do jornalista e professor Maycon Morano
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.