Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

'Prudente pede socorro': vereador cobra mutirões diante de fila de 39 mil exames

Câmara Municipal pede atenção do Estado para resolver caos na Saúde

ROGÉRIO MATIVE

Em 27/06/2023 às 15:00

Em ação feita pela Unoeste em conjunto com a Prefeitura, no mês passado, foram solicitados 80 exames laboratoriais e 77 exames de imagem

(Foto: Arquivo/Emerson Sanchez/AI Unoeste)

Uma das regiões mais pobres e, talvez, a mais esquecida em relação ao setor da Saúde de todo o Estado de São Paulo. O cenário é desenhado diante de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) lotadas, falta de leitos nos hospitais, demora em cirurgias e uma fila sem fim em relação a pedido de exames e de consultas. Apenas em Presidente Prudente, são 39 mil exames ou consultas represados, o que motivou o vereador Demerson Dias (PSB) a cobrar providências do governo estadual.

Durante a sessão ordinária dessa segunda-feira (26), a Câmara Municipal aprovou requerimento solicitando que o Estado realize mutirões e campanhas para agilizar a oferta dos serviços à população prudentina.

Autor do pedido, o parlamentar expôs números que impressionam: dos 39.182 mil pedidos na fila, 16.344 são para um simples exame de ultrassom diante de uma cota ofertada de apenas 410 procedimentos do tipo.

"Nunca vai acabar se o Estado não fizer um mutirão. Presidente Prudente pede socorro para que o Estado tome providências. Se não fizer um mutirão com o Hospital Regional, Santa Casa e clínicas conveniadas com o SUS nós nunca vamos acabar com essa fila", pontua. 

De acordo com ele, são vários os problemas enfrentados pela área da saúde em seus diversos espaços, sobretudo na falta de estrutura física. "Com poucos hospitais e postos de saúde, poucos profissionais e principalmente a escassez de recursos repassados aos municípios pelo governo do estado e União", frisa.

"Por vezes, pacientes aguardam mais de seis meses, no mínimo, por um exame ou cirurgia, sem contar os que aguardam nas UPAS e UBSs atendimento através da central de regulação de vagas do estado de São Paulo. Infelizmente, a cota ofertada pelo Estado é insuficiente", frisa. 

Em seu levantamento, exames de mamografia - com 5,2 mil pedidos - estão em segundo lugar na lista de demandas reprimidas. "Estou falando só de Prudente, não estou falando da região. Uma fila de espera de 16 mil pessoas para ultrassom, que é comum o médico pedir. E uma oferta de 400 exames, quando essa fila vai acabar? Nunca", reclama.

"Eu creio que o governador [Tarcísio de Freitas, Republicanos] vai pôr a mão na consciência, junto com o secretário estadual de Saúde [Eleuses Paiva], e fazer esses mutirões. São pessoas que estão perdendo a vida nessa fila de espera", finaliza.

Além de cópia direta ao governador e o secretário estadual de Saúde, o documento será enviado à diretora da Divisão Regional de Saúde (DRS XI), Marlene Mendes Silva Damacena, e ao promotor do Ministério Público Estadual, Gilson Sidney Amâncio.

Discussão na Capital

O prefeito Ed Thomas (sem partido), e o secretário municipal de Saúde, Breno Erbella Casari, participaram de uma reunião com o secretário executivo da Secretaria de Estado de Saúde, Sérgio Okane, na tarde dessa segunda-feira (26), em São Paulo. A diretora do DRS-11, Marlene Damacena, também esteve presente, assim como a equipe técnica da pasta estadual.

Durante o encontro, a ampliação de vagas para internações e cirurgias eletivas foi um dos principais temas discutidos, assim como o número de vagas para consultas em especialidades, sobretudo em ortopedia e oftmalmologia, a fila de espera por exames de alta complexidade, como colonoscopia, entre outros temas.

“Sabemos que existe uma fila grande para procedimentos de alta complexidade e precisamos reduzir essa espera, principalmente nas áreas onde a demanda é mais elevada”, declarou Ed.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.