Prefeitura de Prudente extingue Relações Institucionais por repasse rural
ROGÉRIO MATIVE
Em 10/05/2021 às 20:18
Criação da secretaria também abre campo para o recebimento de verbas federais destinadas à agricultura
(Foto: Arquivo/Secom)
Com amplo apoio no Legislativo, o prefeito Ed Thomas (PSB) não teve dificuldades para obter a aprovação do projeto de lei que cria a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Seagri). Nesta segunda-feira (10), o vereador Willian Leite (MDB) tentou adiar a votação ao pedir vista, contudo, amargou derrota em seu pedido durante a sessão ordinária.
Sem criar novos cargos e incorporando departamentos já existentes, a Seagri será responsável pela execução de projetos de desenvolvimento rural, cooperativismo e associativismo, além de promover apoio técnico ao produtor rural, realizar eventos como exposições e feiras, como também a conservação de estradas.
Na prática, a criação da secretaria também abre campo para o recebimento de verbas federais destinadas à agricultura. Para tal, o nome cotado para chefiar a Seagri é de Maurício Nabhan. Atualmente, ele responde pelo Departamento de Agricultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp).
Maurício é irmão do secretário nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luiz Antonio Nabhan Garcia.
A Seagri vai incorporar a Coordenadoria de Agricultura e Abastecimento, além dos departamentos de Inspeção Municipal e Produção Animal; e do Departamento de Abastecimento e Agricultura Participativa. Todos pertencem à estrutura atual da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que será enxugada desta forma.
Já o Departamento de Conservação Rural deixa a Secretaria Municipal de Obras (Sosp) para compor a Seagri.
Extinta
No mesmo projeto aprovado pelos vereadores, a Secretaria Municipal de Relações Institucionais foi extinta após passar os últimos quatro anos sem função e servindo apenas como abrigo para aliados políticos.
Ela foi criada durante a gestão do ex-prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã) para a promoção do diálogo com o Legislativo visando a aprovação de projetos.
Quis adiar
Ao alegar a necessidade de mais informações ao estar ausente em uma reunião entre parlamentares e o prefeito na discussão do projeto, na semana passada, Willian Leite (MDB) chegou a pedir vista. A medida travaria a criação da secretaria.
Contudo, o ex-líder de governo na gestão passada foi derrotado por 11 a 2. Apenas Wellington Bozo acompanhou o companheiro de partido.
Sem dificuldade
Na votação da proposta, apenas Willian Leite votou contra na primeira e segunda discussão. Agora, o projeto de lei segue para sanção de Ed Thomas.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.