Da Redação
Em 23/04/2024 às 08:42
Descarte irregular de lixo promovido pela população é um dos desafios da zeladoria em Prudente
(Foto: Secom)
A manutenção da limpeza de ruas e praças de Presidente Prudente foi discutida entre vereadores e representantes da Prefeitura em reunião na noite dessa segunda-feira (22). Alvo de reclamações da população, a zeladoria passar a contar com modelo 'setorizado'.
Secretários municipais estiveram na sessão ordinária após convite dos próprios parlamentares, que cobraram um “cronograma efetivo” da programação de tapa-buracos e limpeza de locais com mato alto.
Durante o encontro, os parlamentares também questionaram a responsabilidade sobre a manutenção de vias públicas; quando um buraco, por exemplo, é de responsabilidade da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp), ou da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) ou, ainda, da concessionária de serviço de água e esgoto.
Em Presidente Prudente, serviços de manutenção realizados por empresas terceirizadas da Sabesp promovem o afundamento do solo em ruas e avenidas provocando prejuízos a motoristas, além de potencializar riscos de acidentes.
Força-tarefa
Segundo a Prefeitura, foi iniciado um novo projeto de zeladoria nesta semana envolvendo equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Prudenco, Secretaria de Mobilidade Urbana e Secretaria de Obras.
A atuação nos bairros será de forma setorizada para garantir a limpeza geral da região, incluindo serviços de tapa-buracos. "A Prefeitura montou uma programação de zeladoria onde cada semana os trabalhos estarão concentrados numa região especifica de Prudente. No decorrer desta semana, as equipes estão promovendo a limpeza na região do Conjunto Habitacional Ana Jacinta Monte Carlo, Jardim Prudentino, Santa Fé e adjacências", diz, em nota.
A zeladoria inclui serviços de roçagem, recolhimento de lixo, conservação de praças e tapa-buraco, que é uma novidade neste modelo.
Paralelamente, outras equipes atuam em diferentes pontos da cidade, como nas avenidas Juscelino Kubitschek de Oliveira e Tancredo Neves. A limpeza ainda é feita no Cemitério São João Batista e nos canteiros das avenidas Coronel José Soares Marcondes, Washington Luís, Manoel Goulart, Parque Ecológico Nelson Bugalho, além de trecho da linha férrea, nas proximidades do Atende Prudente.
Recapeamento
Entre os projetos de lei aprovados pelos vereadores durante a sessão está a abertura de créditos adicionais especiais no valor de R$ 1.261.445,00, destinados à Secretaria Municipal de Obras .
O montante é referente a repasses de recursos federais para o recapeamento de vias urbanas e melhorias viárias.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.