Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Estudo confirma Parque do Povo como principal ponto de inundação

Carlos Hideki

Em 25/11/2010 às 18:14

O Parque do Povo e o trecho urbano dos córregos Saltinho, Colônia Mineira e Cedro são os principais pontos de inundação de Presidente Prudente e que mais sofrem com as chuvas, conforme aponta o Plano Municipal de Águas Pluviais, apresentado na tarde desta quinta-feira (25).

A análise busca apontar os pontos críticos da cidade e também apresenta um diagnóstico com possíveis soluções. “O estudo foi realizado de acordo com a quantidade de chuva em cada bacia, a população que vive na área, o grau de impermeabilidade e a capacidade de receber a água da chuva”, explica o gerente de projetos da Altran, empresa que executou o estudo, Paulo de Tarso Ribeiro.

O Parque do Povo detém a situação mais crítica e o plano municipal sugere medidas imediatas para evitar o pior. “O local foi construído com técnicas baseadas em conceitos antigos. Devido à evolução, é preciso trazer soluções mais modernas e também que sejam boas para a sociedade”, afirma Ribeiro.

Ele sugere que, como medida emergencial, seja realizada uma vistoria nos dutos da área para saber se as galerias comportam o volume de água. “Precisa saber sobre a condição estrutural e de escoamento, para ver se o que é esperado está acontecendo, se realmente o volume de água escoado é o que a prefeitura imagina”, cita o gerente.

Como exemplo para essa vistoria, Ribeiro comenta que durante o estudo encontrou entulho nos canais urbanos. “Foram jogos de sofá e uma quantidade enorme de itens. Isso é um problema grave porque modifica o escoamento da água, além de ser um problema ambiental”, pontua.

A solução apontada pela empresa para as questões de inundação na cidade baseia-se na construção de bacias de acumulação e a criação de áreas de impermeabilização. “Ao invés de a água escorrer para o canal, ela passa por essas bacias gigantes e perde a velocidade e a energia, diminuindo os impactos da chuva”, comenta o gerente.

Outros pontos críticos de inundação na cidade, o córrego do Cedro fica na zona sul, passando pela Avenida Coronel Marcondes no sentido aeroporto. O Saltinho está na zona leste, com início no Jardim Cambuci e término atrás do Sesi no Parque Furquim. Já o da Colônia Mineira cruza os bairros Inocoop, São Matheus e São Lucas, indo até o parque próximo ao Prudenshopping.

O secretário municipal de Planejamento de Prudente, Laércio Alcântara, fala que o objetivo do estudo é solucionar os problemas estruturais do município. “Com isso, podemos fazer as correções necessárias onde é preciso e também planejar as futuras obras, já pensando no volume das chuvas”, comenta.

De acordo com Alcântara, o Plano Municipal de Águas Pluviais faz parte de um estudo maior realizado pela Prefeitura. “Também está sendo realizado um Plano de Habitação e um de Sistema Viário, para que em conjunto possam orientar os próximos prefeitos no planejamento do crescimento da cidade”, destaca.

A entrega do Plano Municipal de Águas Pluviais concluído ocorreu em audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal, com a presença do secretário Laércio Alcântara, do secretário do Meio Ambiente Fernando Luizari, vereadores e interessados.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.