Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc Thermas traz programação sobre cultura popular

Rogério Mative

Em 15/06/2011 às 12:32

Julio Santin se apresenta no dia 26

(Foto: Divulgação)

A cultura popular é tema da programação especial do Sesc Thermas de Presidente Prudente neste mês. Integrando as festividades tradicionais de junho, o Sesc apresenta a programação "Retalhos da Cultura Popular" por meio da música, com apresentação de violeiros, dança, teatro, cinema e literatura.

A primeira atividade é o lançamento do curta-metragem “A Saga de Maria Antônia", de Alexandre Estevanato, com apresentação musical na sexta-feira (17). O filme conta a história de uma mulher nordestina que, com seus sete filhos, vem para o Estado de São Paulo tentar uma vida mais digna e um futuro melhor para a família. Diante o peso do trabalho diário, seu refugio acaba sendo, além dos filhos, a sua viola. Ela toca viola para os filhos dormirem. O evento será às 20h, na área de convivência, com entrada franca.

Ainda na sexta-feira, será realizada uma apresentação musical com Carlos Vergalim. Autor da trilha sonora do curta-metragem “A Saga de Maria Antônia”, o compositor apresenta músicas inéditas e conhecidas do público, além da trilha sonora tema do curta-metragem, às 19h30, também na área de convivência.

No sábado (18), às 16h, o violeiro e compositor autodidata, Arnaldo Freitas se apresenta no Sesc Thermas. O cantor tem como principal influência os arranjos de Tião Carreiro. Desde 2006 atua fixo no quarteto regional do programa "Viola Minha Viola", da TV Cultura, ao lado de Inezita Barroso. Com o show "Divisa das Águas" tem se apresentado por todo país e foi eleito, em 2010, o Melhor Instrumentista de Viola do Brasil no Festival Nacional "Voa Viola".

Na terça-feira (21), às 18h, na área de convivência, oficina de dança com a Cia Berro D'Água. A oficina trabalha com ritmos brasileiros através de brincadeiras e danças de roda. São utilizados jogos corporais que trabalham pulsação, palmas e frases melódicas.

No dia 24, às 20h30, prosa de viola com quatro violeiros, bem acompanhados pelo percussionista Carlinhos Ferreira (MG) e pelo violonista Marcos Azevedo (SP), apresentam as diversas vertentes da música instrumental na roda de viola. Os ingressos variam de R$ 3 a R$ 12.

Já no dia 25, às 16h, viola caipira com Julio Santin, que se dedica a promover e preservar a música caipira. É colaborador na realização do “Encontro anual de Violeiros e Cantadores de Irapuru”.

O Encanto de Boto e Yara será apresentado no dia 26, às 15h, pelo grupo A Jaca. O espetáculo é indicado para crianças com idade acima dos 5 anos e tem duração de uma hora. O evento será na área de convivência, com entrada gratuita. (Com assessoria de imprensa)
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.