Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc promove debate sobre participação feminina na literatura

Da Redação

Em 19/03/2013 às 08:26

Cecília Meireles, Clarice Lispector, Adélia Prado, Lygia Fagundes Telles. Estas são algumas das mulheres que se destacaram no país por suas obras e que reforçaram o papel feminino dentro do universo literário. Este será o foco da mesa-redonda "A mulher e a literatura contemporânea", que ocorre na quinta-feira (21), às 19h30, na área de convivência do Sesc Thermas de Presidente Prudente.
 
O debate, gratuito e aberto ao público, conta com as autoras Ivana Arruda Leite, Luisa Geisler e Nilma Lacerda, que falam sobre suas publicações e refletem sobre esta participação feminina na literatura atual.
 
Ivana Arruda Leite é mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo e autora dos livros de contos Histórias da mulher do fim do século, Falo de Mulher e Ao homem que não me quis, além da novela Eu te darei o céu – e outras promessas dos anos 60 e dois romances, Hotel Novo Mundo e Alameda Santos.
 
Já Luisa Geisler foi considerada uma das melhores jovens escritoras brasileiras pela revista britânica Granta. Escreveu Contos de Mentira, finalista do Prêmio Jabuti, e Quiçá, finalista do Prêmio Machado de Assis da FBN (Fundação Biblioteca Nacional). Ambos foram vencedores do Prêmio Sesc de Literatura, respectivamente em 2010 e 2011.
 
A outra participante da mesa-redonda, Nilma Lacerda, é autora de Manual de Tapeçaria, Sortes de Villamor, Pena de Ganso, Cartas do São Francisco: Conversas com Rilke à Beira do Rio, além de ensaios e artigos científicos. Em 1998, ela recebeu a bolsa Vitae, projeto do Ministério da Cultura de incentivo à produção cultural, para escrever o romance O Homem Valente.

A mediação será da professora Renata Junqueira, docente de graduação e pós-graduação em Educação da Unesp (Universidade Estadual Paulista) com pós-doutorado na University of British Columbia, em Vancouver (Canadá) e na Ohio State University (EUA), no departamento de Literatura e Educação. Além disso, ela é coordenadora do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.