Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Teatro traz drama de um casal utilizando música e plateia

Da Redação

Em 22/04/2013 às 12:41

A obra, escrita no final da década de 60 pelo dramaturgo Plínio Marcos, conta a história de um casal em crise pelo desemprego do marido

(Foto: Cedida/AI)

A companhia de teatro "Os Bárbaros" usou música, dramaticidade e proximidade com a plateia na encenação da peça “Quando as Máquinas Param”, que ocorreu no sábado (20), no Centro Cultural Matarazzo, em evento promovido pelo Rotary Nascente.

A obra, escrita no final da década de 60 pelo dramaturgo Plínio Marcos, conta a história de um casal em crise pelo desemprego do marido.

O ator do grupo Renan Fabri, de 24 anos, ganha a vida como webdesigner e considera importante trazer a peça ao público. "Não apenas pelo incentivo à cultura, mas também por ter uma história relacionada a temas como desemprego, aborto e repressão da mulher pelo marido que, para ele, são atuais, mesmo se tratando de uma obra do final da década de 60", diz.

Fabri considera o teatro uma arte viva. “Se o ator está sentindo, a plateia sente também”, diz ele sobre a proximidade com o público durante a encenação, algo impossível no cinema. “O teatro forma pensadores, forma pessoas”, argumenta.

Para o empresário Giovani Pontarolo, de 47 anos, a peça retrata algo atual e que é vivido por muita gente. “Pude reportar à minha infância. Se meus filhos vissem a peça, ela não os tocaria como me tocou, porque viram outra realidade”, afirma. O empresário conta que conviveu com algo parecido quando seu pai sofreu com o desemprego e alcoolismo, e que a peça é importante por mostrar que “a falta de emprego traz a maioria dos problemas de uma família”.

Para a presidente do Rotary Nascente, Nilcéa Queiroz Costa, a promoção de uma peça teatral, além de um diferencial para o clube em relação aos demais, fomenta a cultura. “Cultura gera formadores de opinião”, diz. Nilcéa ainda destaca a intenção de “fazer com que um grupo de Presidente Prudente seja reconhecido”.

A arrecadação do evento será repassada à Fundação Rotária, instituição que financia os projetos humanitários do Rotary Club.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.